O Conselho Missionário Regional (Comire) do Estado de São Paulo, em sintonia com o Projeto Regional Sul 1 - Norte 1 da CNBB e apoiado pelo Centro Missionário de São Paulo enviou, Helena Pereira de Lima e Antônio Belchior, para uma visita à cidade de Tefé (AM) com o objetivo de descobrir formas de ajudar aquela prelazia.
A visita dos missionários leigos aconteceu no mês de novembro e proporcionou uma experiência riquíssima em contato com as comunidades ribeirinhas da região.
Na chegada a Manaus os missionários foram acolhidos pelos padres combonianos italianos, Valter Borghesi e Fausto Beretta, e padre Bruno Nzigiye, natural de Uganda, que lhes descreveram a realidade da paróquia e das comunidades. No dia seguinte já na cidade de Tefé foram acolhidos pelo padre Valdemar Aparecido enviado pelo Projeto Sul 1 - Norte1 da CNBB, missionário há oito anos na prelazia.
De Tefé os Helena e Belchior rumaram para Uarini, município distante duas horas de barco. O local é conhecido pela farinha em sua qualidade e quantidade. A paróquia Divino Espírito Santo que pertence à prelazia de Tefé, conta com 32 comunidades ribeirinhas e são assistidas pelo padre Sidiomar Patrício Nunes. Segundo dados do IBGE a população de Uarini soma mais de 12 mil habitantes, sendo que oito mil estão concentrados no vilarejo e os demais espalhados nas pequenas comunidades ribeirinhas.
Segundo Belchior, "a presença do leigo é fundamental na vida das comunidades ribeirinhas onde os padres têm muita dificuldade de chegar tanto pela distância como pelos custos das viagens. Em muitas localidades a visita dos padres acontece uma vez por ano. Por exemplo, para se chegar à cidade Itamarati, que ainda está dentro da prelazia, é preciso uma semana de barco".
Helena explica que, "a participação dos leigos enviados pelo Projeto cumpre o papel de marcar presença nas comunidades, enquanto o padre está ausente, evitando a proliferação de ‘seitas' e ajudando na formação das lideranças locais para assumirem os trabalhos pastorais e a realização da Celebração da Palavra. Nessa região essas lideranças são chamadas de catequistas".
O papa Francisco, nos convida: "...Saiamos, saiamos para oferecer a todos a vida de Jesus Cristo (...) prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas a uma Igreja enferma pelo fechamento e comodidade de agarrar as próprias seguranças" (EG 49). E diz mais: "Convido a todos a serem ousados e criativos nesta tarefa de repensar os objetivos, as estruturas, o estilo e os métodos evangelizadores das respectivas comunidades" (EG 33).
A prelazia de Tefé, em suas comunidades ribeirinhas, pede socorro, por isso os cristãos que desejam ajudar no Projeto Sul 1 - Norte 1 e que tenham disponibilidade e vocação para atender ao chamado missionário devem buscar formação missionária. O Centro Cultural Missionário (CCM) de Brasília (DF), organismo vinculado à CNBB, em parceria com a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e a Comissão Episcopal para Amazônia, oferece cursos com enfoque na Amazônia, para leigos e leigas, religiosos e religiosas, diáconos e presbíteros.
Mais informações sobre cursos: www.ccm.org.br
Comunicação Comire, Regional Sul 1
Fonte: www.pom.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário