segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Livro traz bases filosóficas para o Direito Ambiental

24/11/2014  |  domtotal.com
Um instrumento para o aluno de Direito Ambiental se familiarizar com o que se tem pensado além do Direito. Assim o professor Émilien Vilas Boas Reis resumiu o livro “Entre a Filosofia e o ambiente: bases filosóficas para o Direito Ambiental”, lançado na tarde desta segunda-feira (24) na Escola Superior Dom Helder Câmara. Vários  parentes, amigos, professores e estudantes prestigiaram o evento.

A obra, de 196 páginas, foi desenvolvida por 18 autores que se dividiram em nove duplas para escrever os artigos, cada um com base em filósofo diferente.

“A ideia do livro foi promover uma interface da Filosofia com o Direito Ambiental. Já que o nosso mestrado é de Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, partimos da relação da filosofia para fundamentar as questões do Direito Ambiental”, explicou Émilien, coordenador da obra, que também teve a participação da professora Beatriz Souza Costa.

Para o Émilien, o livro servirá com uma importante ferramenta para estudantes de Direito que, muitas vezes, chegam à graduação sem base filosófica.

Aluno do mestrado, o religioso José Boeing disse que oito filósofos foram escolhidos. “Aceitamos o desafio de cada dupla escolher um filósofo e fazer esse caminho, essa conexão do seu pensamento com o meio ambiente”, relacionou.

Preço
Foram os próprios autores que financiaram a publicação do livro, que pode ser adquirido por R$ 25 na Escola Superior Dom Helder.

Confira a sinopse
A obra possui a pretensão de buscar uma interface entre a reflexão filosófica e o direito ambiental. Quase a totalidade dos textos é escrita por juristas, que buscam uma fundamentação filosófica (teórica) para questões concretas do direito ambiental. Tal objetivo traz um contorno de novidade. Importante destacar a inspiração que os pensadores foram capazes de oferecer aos autores dos textos.
O grande objetivo é tornar explícita a necessária relação da filosofia com o direito e, mais especificamente, nesta área próspera: o direito ambiental. A percepção disso pode permitir que a filosofia torne-se objeto de estudos apurados nas faculdades de direito, a partir da graduação, mas com maior cuidado nas pós-graduações. As duas áreas do saber só têm a ganhar.

 Redação DomTotal

Nenhum comentário:

Postar um comentário