sábado, 24 de janeiro de 2015

Papa Francisco avisa: “Cardinalato não é um prêmio”

O Papa Francisco tornou pública esta sexta-feira uma carta aberta aos 20 homens que vão ser elevados ao cardinalato no próximo dia 14 de fevereiro. Na carta, publicada no jornal “L’Osservatore Romano”, pede-se aos futuros cardeais que sejam comedidos nos festejos e avisa que o novo cargo não é um prêmio. 

Francisco recorda que o cardinalato é uma vocação de serviço e sugere aos futuros cardeais que repitam a expressão que Jesus sugeriu aos seus discípulos, para se manterem humildes: “Digam: ‘Somos servos inúteis’”. “Manter a humildade no serviço não é fácil quando se considera o cardinalato como um prêmio, como o culminar de uma carreira, uma dignidade de poder ou de distinção superior”, escreve. “Ser Cardeal significa ser membro do clero da Diocese de Roma para dar testemunho da Ressurreição do Senhor, e dar totalmente, até ao derramamento de sangue, se necessário”. 

A carta do Papa refere-se ainda aos festejos que costumam acompanhar estas cerimônias. “Muitos se alegram por esta tua nova vocação e, como bons cristãos, farão festejos (porque é próprio do cristão alegrar-se e saber festejar). Aceita-os com humildade. Mas tudo seja feito de modo a que, nesses festejos, não se insinue o espírito da mundanidade que entontece mais do que a aguardente em jejum, desorienta e separa da cruz de Cristo”. 
SIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário