quarta-feira, 25 de março de 2015

EUA tiram empresas ligadas a Cuba

Maioria das empresas e embarcações são operadoras de turismo.

O Departamento do Tesouro americano retirou, nesta terça-feira, dezenas de pessoas e empresas vinculadas a Cuba de sua lista de sanções, como parte do processo de reaproximação iniciado pelos Estados Unidos e por Cuba depois de meio século de afastamento.
Em comunicado, a divisão de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) do Tesouro informou que foram retirados da lista de sanções seis funcionários cubanos, 28 empresas e 11 embarcações, inclusive navios que operam com bandeira cipriota.
Em quase todos os casos, tratam-se de operadoras de turismo e de navegação com sede no Panamá.
A OFAC mantém e atualiza constantemente uma lista de empresas e pessoas que têm proibido estabelecer relações comerciais ou financeiras com os Estados Unidos e cujos bens em território americano estão congelados.
Estados Unidos e Cuba anunciaram em dezembro passado o início de um processo de reaproximação para restabelecer suas relações diplomáticas e eventualmente reabrir as respectivas embaixadas.
Para que o processo avance, Cuba solicitou que a ilha seja retirada da lista do Departamento de Estado de países que promovem o terrorismo.
Como parte deste processo, Washington já refletiu diversas normas e restrições a viagens pessoais e troca comercial com Cuba.
AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário