terça-feira, 14 de julho de 2015

por Cássio Barbosa Enquanto isso, na sala de controle...

Enquanto todos aguardam a ligação para casa, que vai dizer se a nave sobreviveu ao encontro com Plutão e que deve acontecer essa noite, as primeiras análises científicas das imagens que estamos colocando aqui noG1 estão sendo apresentadas.
Mas cuidado, são análises totalmente preliminares que podem e vão ser discutidas com mais profundidade ao longo dos dias. Tudo isso que está saindo da sala de conferência através das redes sociais dos pesquisadores pode mudar em questão de horas.
E o que é isto??
 Imagens de Plutão












A imagem da esquerda é aquela foto de  Plutão que mostra um “coração” e que está bombando na internet. (a esfera da direita é Caronte). Nessa análise Plutão se mostra multicolorido, resultado da composição feita com diversos filtros para ressaltar diferenças de materiais que compõem o terreno. Também serve para indicar quais áreas são mais recentes, quais sofreram deposição de material mais novo, quais foram modificadas através da radiação cósmica etc.
Pela diversidade de cores dá para ver que a superfície de Plutão é composta por uma diversidade de materiais também. Mais impressionante é ver que até mesmo o “coração” de Plutão é composto por dois terrenos diferentes. Cada lado tem uma cor diferente! A parte esquerda mais clara, lembrando o bege que vimos antes, mas a parte à direita totalmente azul. Ainda não sei a codificação das cores para dizer o que representa cada terreno.
Outra novidade é sobre a calota polar norte de Caronte, ela é vermelha! Tudo indica que é sinal da deposição de hidrocarbonetos, mas também nesse caso ainda não dá para dizer com certeza. Ao menos por enquanto.
Finalmente, não poderia deixar de mostrar isto:
Nomes em Plutão












Enquanto eram apresentados os resultados que mencionei, Jeff Moore, que também é da missão, apresentou um mapa de Plutão com nomes informais coletados de sugestões de internautas. Tudo bem que são ligados a ficção científica e tal, mas acho que dizer “aquela mancha grande escura que se parece com uma grande baleia” é melhor do que falar “ali em Cthulhu”. Ainda bem que é tudo provisório!

Nenhum comentário:

Postar um comentário