quinta-feira, 24 de setembro de 2015

A Igreja tem de usar a “Medicina da Misericórdia”

É assim que o Presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé em Portugal cita em entrevista à Rádio Vaticano uma frase proferida pelo papa João XXIII no Concilio Vaticano II, para sublinhar a importância da Semana Nacional de Educação Cristã, que decorre até ao próximo domingo, este ano centrada no tema ‘Felizes os misericordiosos porque alcançarão misericórdia’
Para D. Manuel Pelino, e tendo como pano de fundo o Ano da Misericórdia, o que se pretende é “aderir a esta proposta do Papa Francisco”, porque “vivemos numa época de muita indiferença” e “muito egoísmo”.
“Temos o sentido da justiça e dos direitos, mas nem sempre temos o sentido da protecção e da ajuda aos que sofrem”, diz o bispo de Santarém que considera prioritária a proposta de uma cultura de “misericórdia” para enfrentar os “crescentes sinais” de violência que se encontram na vida, nas escolas e famílias.
Ao jornalista Domingos Pinto, D. Manuel Pelino sublinha ainda que há um ligeiro aumento na frequência da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, e em relação à catequese reafirma um apelo que o Papa Francisco fez aos bispos portugueses na recente visita “Ad Limina”: “A catequese tem de estar num processo de renovação permanente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário