quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Desembargador Herbert presidirá Sessão Plenária


Evento acontece no dia 7 de novembro, na Dom Helder Câmara.
A grande final do Tribunal Internacional Estudantil (TRI-e) 2015, que acontece no dia 7 de novembro, contará com a participação do desembargador Herbert Carneiro, presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (AMAGIS). Pela segunda vez, ele conduzirá os trabalhos durante a Sessão Plenária de Julgamento, na qual as equipes de México e Espanha defendem os respectivos posicionamentos perante o júri.
“É com uma alegria muito grande que aceito o convite da Dom Helder. Tive o privilégio de presidir a Sessão de Julgamento da primeira edição, em 2014, onde puder ver a empolgação dos estudantes e o quanto ela representou em termos de conhecimento e ganhos acadêmicos, culminando com a viagem dos vitoriosos a Haia”, contou no desembargador, durante visita à Escola nesta terça-feira (27).
Para edição deste ano, as expectativas são as melhores. “O tema é de fundamental importância – a questão hídrica envolvendo a Amazônia. Acredito que a plenária será realizada com o mesmo brilhantismo do ano anterior”, afirmou.
O professor Paulo Stumpf, reitor da Escola, também destacou a relevância do tema. “É muito oportuno devido à crise hídrica, que assola a nossa região e é uma questão que preocupa o futuro da humanidade. Além disso, 2015 é o ano em que a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou os 17 objetivos para o desenvolvimento ambiental sustentável, o ano em que acontecerá a cúpula para o meio ambiente”, apontou.
Outro evento lembrado pelo reitor é a publicação da encíclica sobre ecologia, a Laudato Si, em junho deste ano, pelo Papa Francisco. “É um documento já reconhecido como um dos mais importantes sobre ecologia do século”, completou.
Para o Coordenador Geral do TRI-e, professor Franclim Sobral de Brito, a metodologia desse Tribunal Estudantil é muito dinâmica, emocionante e desperta nos jovens o que eles têm de melhor em termos de sensibilidade humanitária, capacidade de estudo, pesquisa e oratória. Além disso, segundo Franclim, que também é coordenador do Curso de Direito Integral, "o TRI-e é uma excelente oportunidade para o cultivo de vocações jurídicas identificadas pela seriedade científica e profissional, em que a atitude pessoal fará diferença no futuro do Judiciário de nosso País".

Redação Dom Total

Nenhum comentário:

Postar um comentário