Muita gente famosa morou na Serra, um lugar cheio de fé e religiosidade.
O Globo Rural destaca um grande escritor e o pai da aviação.
O Globo Rural já mostrou muita coisa sobre a Mantiqueira, como a serra se formou há milhões de anos, a história da ocupação humana, a riqueza de água e que é nessa serra que nascem rios que ajudam a abastecer as cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro.
As riquezas culturais também são grandes, como mostra mais uma reportagem da série. As repórteres Ana Dalla Pria e Cristina Vieira vão mostrar que a serra também é berço de personagens importantes do Brasil.
As paisagens, as pessoas, as lendas da Serra da Mantiqueira serviram de inspiração para um dos mais populares escritores brasileiros, Monteiro Lobato.
Há uma controvérsia se ele nasceu no alto da Mantiqueira, no município que hoje leva o nome dele em São Paulo, ou no Vale do Paraíba, no pé da serra. O fato é que Monteiro Lobato deu vida a personagens típicos da região: Tia Anastácia, cozinheira de mão cheia, Visconde de Sabugosa, o boneco feito de sabugo de milho, Dona Benta, a avó contadora de histórias, e as crianças que conviviam livremente entre árvores, animais silvestres e da fazenda.
A escritora Conceição Molinaro estuda a obra de Monteiro Lobato e conta que em 1911, ele herdou do avô o sítio onde passava a infância e chegou a morar com a família por seis anos, período em que viveu como fazendeiro da Mantiqueira, preocupado com a questão ambiental. Foi nessa época também que ele criou o personagem Jeca Tatu.
Hoje o sitio onde viveu Monteiro Lobato pertence a Maria Lúcia Guimarães, que abre a casa para visitação.
Assista ao vídeo com a reportagem completa e veja que a Mantiqueira deu ao Brasil muitos personagens importantes da ficção e da história do país
.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário