domingo, 22 de novembro de 2015

Líderes mundiais estão prontos para a COP 21

A conferência da ONU terá início em Paris mesmo após os ataques do Estado Islâmico.
Os ataques de Paris afetaram a preparação da conferência sobre mudança climática na capital francesa, mas os dirigentes mundiais seguem dispostos a alcançar um acordo, disse nesta sexta-feira o representante da ONU para a mudança climática.
"Todos e cada um dos líderes mundiais estão confirmando que irão a Paris, porque acreditam que é um evento importante", disse Janos Pasztor, assessor do secretário-geral da ONU para a mudança climática.
Os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, da China, Xi Jingping, e da Rússia, Vladimir Putin, estarão entre os 138 líderes que assistirão a cúpula de Paris que começa no dia 30 de novembro.
Depois dos atentados terroristas de 13 de novembro, que deixaram 130 mortos e centenas de feridos, a segurança foi reforçada.
"Os atentados de Paris estão afetando a preparação e as atividades planejadas da COP21", afirmou Pasztor em uma coletiva de imprensa.
O alto funcionário da ONU minimizou a possibilidade de que em vez das negociações sobre a luta contra o aquecimento global, os líderes se dediquem a tratar o tema do terrorismo.
"É inevitável que quando se reunirem, os líderes falem sobre todos os temas importantes", disse.
A conferência da ONU terá início em Paris exatamente duas semanas após os ataques coordenados em uma casa de shows, um estádio de futebol e em bares e restaurantes, que foram reivindicados pelo grupo Estado Islâmico.
Apesar de uma grande manifestação prevista para o dia 29 de novembro em Paris ter sido suspensa, haverá mais de 2.000 protestos em diferentes cidades do mundo para pressionar os dirigentes mundiais a reagirem ao problema, disse Pasztor.
A meta das negociações sobre a mudança climática é chegar a um acordo para limitar o aumento médio das temperaturas do planeta a dois graus Celsius em relação aos níveis de antes da Revolução Industrial.
AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário