quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Desembargador manda desbloquear WhatsApp

'Não é razoável que milhões de usuários sejam afetados em decorrência da inércia da empresa'.
O desembargador Xavier de Souza, da 11ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo, determinou no coemço da tarde desta quinta-feira (17), em caráter liminar, o restabelecimento do aplicativo WhatsApp no país. Nesta quarta-feira (16), a 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo (SP) havia determinado o bloqueio de 48 horas do aplicativo. A medida estava em vigor desde a 0h de hoje.
Por meio de nota, a Câmara Criminal de São Paulo informou que serão expedidos ofícios aos provedores com essa determinação. Segundo o desembargador, "em face dos princípios constitucionais, não se mostra razoável que milhões de usuários sejam afetados em decorrência da inércia da empresa" em fornecer informações à Justiça.
Para Souza, é possível aplicar valores mais altos de multas para "inibir eventual resistência" da empresa responsável pelo aplicativo, em caso de descumprimento de determinações judiciais. O julgamento do mérito do recurso será analisado pela 11ª Câmara Criminal.
A decisão de bloqueio, anunciada na noite desta quarta-feira, pegou usuários de surpresa.Na semana passada, o Ibope divulgou que o WhatsApp hoje é o aplicativo mais usado pelos internautas brasileiros. Segundo o levantamento, 93% dos usuários de internet do País utilizam o WhatsApp. Em seguida, aparecem os aplicativos de Facebook (79%), YouTube (60%) e Instagram (37%).
Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário