Agência Ecclesia 02 de Dezembro de 2015, às 17:07 DR
Projeto da Fundação Ajuda a Igreja que Sofre vai passar nos próximos domingos por Braga, Lisboa e Coimbra
Lisboa, 02 dez 2015 (Ecclesia) – A Fundação Ajuda a Igreja que Sofre (AIS) vai promover nas próximas semanas uma série de concertos de Natal para sensibilizar os portugueses para o problema dos cristãos perseguidos e refugiados em todo o mundo.
Num comunicado endereçado à Agência ECCLESIA, a organização católica estima que atualmente “mais de 100 milhões de cristãos” estão a ser “vítimas de intolerância religiosa” um pouco por todo o globo e “muitos são refugiados”.
Pessoas que foram “obrigadas a abandonar as suas casas”, que “tiveram de fugir para salvar a própria vida” e que agora “vivem totalmente dependentes da solidariedade internacional”.
A AIS está empenhada em contribuir para que estas populações possam “ficar nos seus países de origem” mas para já, e sobretudo com o aproximar do Inverno, a prioridade é “reforçar os mecanismos de auxílio a estas famílias”.
Nesse sentido, os concertos de Natal têm dois propósitos, não só despertar consciências para a gravidade desta questão dos cristãos perseguidos mas também mobilizar todos os portugueses a “contribuírem ativamente para os projetos de apoio que a Igreja tem vindo a desenvolver nesses países onde há mais refugiados”.
“E são imensos”, frisa a AIS, desde a “Síria ao Iraque passando por países como Nigéria, Somália, Sudão, Sudão do Sul, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Eritreia, Etiópia, Camarões, Paquistão, Irão, Índia e Crimeia”.
Depois de já ter realizado um concerto em Évora, com “enorme sucesso”, a Fundação vai promover mais três em Braga, Lisboa, e Coimbra.
Na Cidade dos Arcebispos, o espetáculo está previsto para o próximo domingo, na Igreja dos Congregados com o Grupo Coral Nossa Senhora do Sameiro.
Uma semana depois, no dia 13 de dezembro, “será a vez de Lisboa acolher, na Sociedade de Geografia, o Concerto de Natal da Fundação AIS”, protagonizado pelo Coro Juvenil de Lisboa, coro residente no Teatro Nacional de São Carlos,
O último concerto está previsto para a cidade de Coimbra, na igreja Matriz de Taveiro, com o conjunto vocal “Ançã-Ble”, constituído por uma família de Ançã (de onde se retira o nome), que se tem dedicado à música sacra portuguesa, com natural incidência sobre o período áureo (séc. XVI-XVII) da música vocal em Portugal.
“Todos os concertos têm entrada livre e iniciam-se às 16 horas, com exceção deste último, em Taveiro, que começará trinta minutos mais tarde”, explica a AIS.
A organização convida todos os seus “benfeitores e amigos a participar nestes concertos de Natal e a transformá-los em gestos concretos de solidariedade para com os Cristãos refugiados no mundo”.
JCP
Nenhum comentário:
Postar um comentário