segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Réveillon do Rio mescla Olimpíadas, samba e fogos; veja programação



Do G1 Rio

Copacabana terá homenagens aos 100 anos do ritmo e aos Jogos de 2016.

Jorge Ben, Zeca, Diogo Nogueira, Arlindo Cruz e Dudu Nobre vão cantar.

Um ano depois da virada dos 450 anos, o Réveillon do Rio se dividirá entre dois temas na passagem de 2015 para 2016: os 100 anos do samba e as Olimpíadas. Dois milhões de pessoas devem ir às areias de Copacabana nesta quinta-feira (31) para assistir aos 16 minutos de queima de fogos e quase 10 horas de shows.

RÉVEILLON DO RIO
Tudo sobre o maior Ano Novo do mundo.
programação e homenagens
roteiro de festas
expectativa de turismo
cartões de metrô
segurança reforçada
fogos na barra da tijuca
Os dois palcos estão quase prontos. O principal, em frente ao Copacabana Palace, tem como destaques Jorge Ben Jor e Zeca Pagodinho, além da primeira peça teatral encenada no Ano Novo carioca: o musical "SamBRA", com Diogo Nogueira, que narra a história do ritmo centenário.
O samba também dá o tom no Palco Santa Clara, com Arlindo Cruz e Dudu Nobre no comando. Baterias de escolas de samba fecham a noite (veja horários e a programação completa abaixo).
“A gente olha aquele mar de gente, você olha pra água, aqueles transatlânticos parados, as balsas soltando fogos. Realmente é muito marcante”, diz Dudu Nobre, um dos bambas do evento que celebra um século da gravação de "Pelo telefone", de Donga.
A queima de 24 toneladas de fogos, espalhados em 11 balsas, será sincronizada com uma trilha sonora aberta com a música "Bugler's dream and olympic medley". Composta por John Williams para os Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984, a canção ainda é tocada em eventos do Comitê Olímpico Internacional (COI).
Queima de fogos ilumina a praia de Copacabana com a chegada de 2015. (Foto: Alexandre Durão/G1)
Queima de fogos iluminou a praia de Copacabana
na chegada de 2015 (Foto: Alexandre Durão/G1)
Queima de fogos ilumina a praia de Copacabana com a chegada de 2015. (Foto: Alexandre Durão/G1)2 mil tambores
O encerramento terá a mistura de um clássico internacional com um funk popular carioca: "Carruagens de fogo", de Vangelis, com "Rap da felicidade", de Cidinho e Doca ("O que eu quero é ser feliz..."), como antecipou "O Globo".
No total, trechos de 17 músicas serão tocados. Haverá ainda uma grande batucada, com a execução de gravação de dois mil tambores de escolas de samba.
O show pirotécnico será dominado pelas cores verde, violeta e laranja. Destaque para os fogos batizados como "fantasminhas" e "palmeiras kamuro". O comentarista de carnaval da Globo e carnavalesco Milton Cunha será o anfitrião da festa.
Turistas são quase metade
Segundo a Riotur, entre os cerca de 2 milhões de pessoas aguardados em Copacabana, 857 mil serão de fora da cidade. A previsão é de que a economia carioca gire US$ 686 milhões. Do total de turistas, espera-se que 70% sejam brasileiros e 30%, estrangeiros. Alguns deles estarão nos dez navios de cruzeiro e cerca de 250 barcos, que exibirão outro ângulo da festa aos embarcados.
Lâmpadas de LED nos palcos terão projeções do VJ Vagalume e, na hora da virada, farão a contagem regressiva, junto com outros telões espalhados pela orla. “O palco inteiro vai se transformar num grande relógio digital”, explica Márcia Bandeira, produtora-executiva do Réveillon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário