terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Salvador: Está aberta a Porta da Misericórdia no Bonfim


Salvador, BA, 15 dez (sirnoticias@hotmail.com) - Milhares de pessoas se reuniram hoje (13) em frente à Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim para acompanhar a Missa e a abertura da Porta da Misericórdia na Arquidiocese de Salvador. A Celebração Eucarística foi presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, e concelebrada pelos bispos auxiliares Dom Gilson Andrade da Silva, Dom Marco Eugênio Galrão e Dom Estevam dos Santos Silva Filho, e pelos padres.

Eu vou começar lembrando que é um dia histórico, hoje, afinal pela primeira vez aqui na Arquidiocese se abre uma porta dessa, porque não era costume que houvesse pelo mundo nas dioceses uma Porta da Misericórdia. Havia sempre o Ano Santo, quem quisesse obter as indulgências do Ano santo, deveria dirigir-se lá pra uma das Basílicas de Roma, e dessa vez não. Quis o Papa que os mesmos benefícios fossem estendidos ao mundo todo”, afirmou Dom Murilo.
De acordo com a Comissão do Ano Santo na Arquidiocese, cinco mil pessoas estiveram no Bonfim na tarde de hoje. “É um momento muito especial para a gente, porque a oportunidade de termos aqui essa porta. Hoje o abençoado Papa Francisco nos deu essa graça de ter essa Porta da Misericórdia aqui. É muito trabalho, mas gratificante e o resultado nós teremos em graças”, disse Aida Leal, membro da Comissão Arquidiocesana de Liturgia (CAL).
Durante a homilia, Dom Murilo lembrou o Papa Francisco, quando falou sobre o Ano Extraordinário da Misericórdia. “O Papa Francisco abriu a Porta Santa, símbolo da Misericórdia. Naquela ocasião, ele diz ao mundo todo: ‘esse Ano Extraordinário é o dom da graça. Entrar por aquela porta significa descobrir a profundidade da misericórdia do Pai, que a todos acolhe, e o Pai vai pessoalmente ao encontro de cada um’”, recordou.
Após a Celebração Eucarística, Dom Murilo se dirigiu, com a capa magna, para a Porta da Misericórdia, onde proferiu uma oração e realizou o ritual de abertura. O Arcebispo foi acompanhado pelos bispos auxiliares, padres, diáconos e seminaristas que também passaram pela porta. Em seguida, os fiéis presentes também puderam adentrar na Basílica através da Porta da Misericórdia.
O reitor do Seminário Central São João Maria Vianney, padre Gil André Peixinho, fez questão de frisar a proposta da Igreja, ao conclamar o Ano da Misericórdia. “O caminho da misericórdia é o caminho da reconciliação, da tolerância, da paz. Que possamos ser construtores da paz. Então a Igreja particular da Arquidiocese quer se unir a todas as Igrejas do mundo para darmos esse anúncio que é o do próprio Cristo, que não se constrói uma civilização, não existe progresso no mundo se as pessoas não vivem em paz. E a paz é uma realidade que se busca através da conversão do coração”, afirmou.
Para o secretário de Pastoral, padre Ricardo Henrique, o Ano da Misericórdia é um momento especial para viver a misericórdia de Deus. “Viver o Jubileu de modo muito especial, celebrar com alegria esse Ano Santo, participar das atividades das paróquias e de nossa arquidiocese, motivadas pela ação pastoral e viver um tempo de graça, toda a proposta feita, dos círculos bíblicos, das missões, visitar os doentes, os presos, toda a ação pastoral, as obras da misericórdia estão aí para que sejam praticadas por nós esse ano”, disse.
“O santuário aqui do Bonfim, vai ser um convite permanente para aqueles que se sentem abatidos, tristes, sem perspectivas, desanimados, pra lembrar: Deus é infinitamente maior que a minha miséria, que os meus pecados, que os meus limites. Se ele percebe em mim o mínimo de desejo de voltar pra ele, ele que vai ao meu encontro, vai me abraçar para me conduzir ao pai. Queremos então que seja uma porta assim, realmente, de alegria para todos, porque a misericórdia, a experiência da misericórdia traz alegria”, afirmou Dom Murilo.
É importante ressaltar que mais uma Porta da Misericórdia será aberta no próximo domingo, dia 20 de dezembro, também às 16h, no Santuário Santo Antônio de Sant’Anna Galvão (Belém de Cachoeira – Recôncavo).
SIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário