segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Ano da Misericórdia: Roma se prepara para receber o corpo do Padre Pio

Corpo do Padre Pio. Foto: Wikipédia, domínio público.

ROMA, 04 Jan. 16 / 12:40 pm (ACI).- Os Irmãos Menores Capuchinhos confirmaram que o corpo de São Pio de Pietrelcina, o santo dos estigmas, finalmente será exposto em Roma para ser venerado pelos fiéis, entre os dias 3 e 11 de fevereiro, a pedido do Papa Francisco por motivo do Jubileu da Misericórdia.

A urna na qual está o corpo do santo permanecerá primeiro na Basílica de São Lourenço Fora dos Muros durante os dias 3 e 4 de fevereiro, também serão expostas as relíquias do corpo de São Leopoldo Mandic, outro santo capuchinho.

No dia 5, os dois santos serão transladados à Basílica de São Pedro no Vaticano. No dia 6 de fevereiro, o Papa concederá uma audiência especial aos membros do grupo de oração “Padre Pio” e aos fiéis da diocese italiana de Manfredonia, lugar no qual está localizado São Giovanni Rotondo, onde está o santuário de Padre Pio, no qual ele morou.

Por outro lado, em 9 de fevereiro, o Pontífice presidirá a Santa Missa com os Irmãos Menores Capuchinhos do mundo inteiro em São Pedro e, no dia seguinte, Quarta-feira de Cinzas, o Papa enviará os sacerdotes como Missionários da Misericórdia, uma de suas iniciativas durante o Ano Santo.

No dia 11, o corpo do santo dos estigmas será levado a Pietrelcina, sua cidade natal, onde permanecerá até o dia 14 de fevereiro.

Há aproximadamente 100 anos, Padre Pio deixou Pietrelcina (no dia 17 de fevereiro de 1916), onde morou durante 29 anos. O corpo será trasladado primeiro a Foggia e, em seguida, a São Giovanni Rotondo.

Em um artigo publicado por Raffaele Iaria no jornal oficial da Conferência Episcopal Italiana, Avvenire, explica-se como poucos meses antes de sua morte, o primeiro domingo de agosto de 1968, o santo disse a um dos seus irmãos frades que visitaria sua cidade natal “vários anos depois da sua morte”. “Padre, ainda faltam cem anos”, disse-lhe o Pe. Mariano. “O Senhor sabe…”. “Depois da sua morte haverá sinais, prodígios, milagres, a Igreja o levará aos altares. Então transladarão seu corpo deste lugar e será feita uma preciosa viagem a Pietrelcina. O Pe. Pio então juntou as mãos e abaixou duas vezes a cabeça e disse: ‘Assim será’”, contou o Pe. Mariano.

Iaria, em um novo livro sobre o Pe. Pio, intitulado “Aqueles três dias do Padre Pio”, expressou acerca da importância de Pietrelcina na vida do santo: “É impossível compreender a vida deste irmão, venerado no mundo inteiro, sem visitar Pietrelcina”, disse. Esta cidade “não só o viu nascer”, como também foi onde “recebeu os primeiros estigmas, aproximadamente um mês depois da sua ordenação”. 

A notícia da chegada do corpo do Pe. Pio a Roma foi difundida em julho de 2015 pela sua Congregação.

Através de uma nota difundida na sua página, o Convento informou que o Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella, enviou uma carta ao Arcebispo de Manfredonia-Vieste-San Giovanni Rotondo (Itália), Dom Michele Castoro, para transmitir o desejo do Pontífice.

“O Santo Padre expressou o grande desejo de que os restos de São Pio de Pietrelcina sejam expostos na Basílica de São Pedro na Quarta-feira de Cinzas do próximo Ano Santo Extraordinário, dia no qual serão enviados do mundo inteiro os missionários da misericórdia, a quem se confere o mandato especial de pregar e confessar, para que sejam testemunhos vivos de como o Pai acolhe todos aqueles que estão buscando seu perdão”.

Nesse sentido, a carta assinalava que “a presença dos restos de São Pio será um sinal precioso para todos os missionários e sacerdotes, os quais encontrarão força e sustento para a própria missão em seu exemplo admirável de confessor incansável, acolhedor e paciente, autêntico testemunho da Misericórdia do Pai”.

Padre Pio foi canonizado por São João Paulo II na Praça São Pedro no dia 16 de junho de 2002.
Link permanente da imagem incorporada

Confira ainda:

Etiquetas: Roma, relíquias, Padre Pio de Pietrelcina, Jubileu da Misericórdia, capuchinhos, Ano Santo 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário