Entretanto, no decorrer deste encontro em Espanha o Irmão Alois, Prior de Taizé, primeiro durante uma conferência de imprensa e depois numa das orações, anunciou que o encontro europeu de 2016 será em Riga, capital da Letónia.
Pela primeira vez a peregrinação de confiança através da Terra promovida pelos monges da Comunidade de Taizé, verá o seu encontro europeu anual ser realizado numa ex-república soviética.
Foi com um grande aplauso que esta decisão foi acolhida pelos jovens presentes no encontro. Presentes na oração, acompanhando a divulgação da notícia, estavam os arcebispos luterano e católico, respectivamente Janis Vanags e D. Zbignevs Stankevics.
Desta forma, o encontro europeu de Taizé viaja da costa do Mediterrâneo até à costa do Báltico, tal como disse o irmão Alois, durante o anúncio oficial desta decisão.
O encontro decorrerá, como sempre acontece em cada ano, entre 28 de dezembro e 1 de janeiro.
Durante este encontro de Valência de registar que o Prior de Taizé recordou a sua recente presença na cidade de Homs na Síria. O Irmão Alois passou o Natal naquela cidade e afirmou ser “a fraternidade” o “único caminho para preparar um futuro de paz”.
Nas orações de Valência estiveram presentes para além do arcebispo daquela diocese, vários responsáveis de diferentes igrejas cristãs da Comunidade Valenciana e de Espanha. Presente no encontro também o presidente da Conferência Episcopal Espanhola, D. Ricardo Blázquez.
(RS/Ecclesia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário