Coberto apenas por trapos, de pés de fora, com as chagas abertas pelos pregos da crucificação
ALETEIA TEAM 24 DE MARÇO DE 2016
homeless Jesus
Timothy P. Schmalz
A obra em estilo hiper-realista é do escultor canadense Timothy P. Schmalz, o mesmo que já tinha criado o “Jesus mendigo” visível hoje na entrada do hospital romano Santo Spirito. Feita em bronze e em tamanho natural, ela representa um “Jesus sem teto” deitado sobre um banco, só coberto de trapos, com os pés de fora e as chagas abertas pelos pregos da crucificação. O Jesus sem teto jaz no pátio de Santo Egídio, no Vaticano, diante da entrada da Esmolaria Apostólica, o departamento de caridade da Santa Sé.
Timothy Schmalz explica que a sua inspiração foi um sem-teto que dormia num banco, à intempérie, na semana de Natal – época de rígido inverno em seu país.
“Na pessoa dos pobres e dos últimos, está o rosto e a presença de Cristo”, afirma o artista, que já tinha mostrado uma cópia reduzida do “Jesus sem-teto” ao papa Francisco em novembro de 2013, durante uma audiência geral na Praça de São Pedro.
“Quando viu a obra, o papa a tocou nos joelhos e nos pés e rezou. Ele está fazendo exatamente isso: ir até os marginalizados”.
Você também vai ver “cópias” do Jesus sem teto nos bancos e becos da sua cidade – cópias de carne e osso, cobertas apenas por trapos, de pés de fora, com chagas abertas. O que você vai fazer diante delas?
Nenhum comentário:
Postar um comentário