segunda-feira, 27 de junho de 2016

Jesus, sem teto, dorme sobre o banco de um pátio do Vaticano


Coberto apenas por trapos, de pés de fora, com as chagas abertas pelos pregos da crucificação
 ALETEIA TEAM  24 DE MARÇO DE 2016
homeless Jesus
homeless Jesus
Timothy P. Schmalz

A obra em estilo hiper-realista é do escultor canadense Timothy P. Schmalz, o mesmo que já tinha criado o “Jesus mendigo” visível hoje na entrada do hospital romano Santo Spirito. Feita em bronze e em tamanho natural, ela representa um “Jesus sem teto” deitado sobre um banco, só coberto de trapos, com os pés de fora e as chagas abertas pelos pregos da crucificação. O Jesus sem teto jaz no pátio de Santo Egídio, no Vaticano, diante da entrada da Esmolaria Apostólica, o departamento de caridade da Santa Sé.


Timothy Schmalz explica que a sua inspiração foi um sem-teto que dormia num banco, à intempérie, na semana de Natal – época de rígido inverno em seu país.
“Na pessoa dos pobres e dos últimos, está o rosto e a presença de Cristo”, afirma o artista, que já tinha mostrado uma cópia reduzida do “Jesus sem-teto” ao papa Francisco em novembro de 2013, durante uma audiência geral na Praça de São Pedro.

“Quando viu a obra, o papa a tocou nos joelhos e nos pés e rezou. Ele está fazendo exatamente isso: ir até os marginalizados”.

Você também vai ver “cópias” do Jesus sem teto nos bancos e becos da sua cidade – cópias de carne e osso, cobertas apenas por trapos, de pés de fora, com chagas abertas. O que você vai fazer diante delas?


Nenhum comentário:

Postar um comentário