domtotal.com
Imagem abre galeria das melhores fotos dos jogos Paralímpicos da Reuters.
O casal de jogadores de basquete Adam Lancia e Jamey Jewells: beijo sobre rodas
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) foi excessivamente otimista ao fazer as contas que projetavam a delegação de atletas paraolímpicos no quinto lugar nos Jogos Paralímpicos do Rio, e os brasileiros ficaram, finalmente, em oitava posição. Houve 72 pódios, 29 a mais do que em Londres, mas o Brasil, com 14 medalhas de ouro, ficou longe das 21 que pendurou no pescoço quatro anos atrás, quando ficou em sétimo lugar. Nos Jogos Olímpicos, Brasil também se impôs a meta de ficar no top 10 das potências mundiais, mas no fim se conformou com o décimo terceiro lugar.
Os Jogos Paralímpicos se encerraram no último 18 de setembro deixando instantes mágicos como a prova dos 1.500 metros –que foi mais rápida do que na Olimpíada— e a vitória da deficiente visual Elena Congost na maratona abrindo mão de ter um guia. Mas há também uma boa coleção de fotografias espetaculares: a agência Reuters publicou um álbum com suas melhores imagen.
Os protagonistas da imagem são Adam Lancia e Jamey Jewells, dois jogadores de basquete em cadeira de rodas das equipes canadenses. Lancia, de 36 anos e bicampeão olímpico, nasceu sem uma parte das pernas e anda graças a uma prótese. Sua mulher, a bicampeã do mundo Jamey Jewells, de 27 anos, passou a usar cadeira de rodas depois de sofrer um acidente automobilístico aos 14 anos.
A imagem foi captada pelo fotógrafo brasileiro Uesley Marcelino na sexta-feira 16 de setembro, depois do jogo da equipe feminina do Canadá contra a China. As seleções disputavam a quinta colocação na classificação geral, e a equipe canadense venceu com uma diferença de 11 pontos. O beijo aconteceu depois da partida, com Jewells ainda sentada na cadeira de rodas de competição, em uma área sem acesso ao público.
Além da imagem do beijo, Marcelino fez uma outra fotografia do mesmo momento, em que o casal aparece abraçado.
Jewells e Lancia se conheceram em 2010 durante o campeonato nacional canadense de basquete em cadeira de rodas. Sua história foi contada pelo jornal canadense Toronto Sun. Depois disso, vários meios de comunicação a repercutiram. O casal tem hoje uma filha de três anos de idade.
*Da Redação
Nenhum comentário:
Postar um comentário