domtotal.com
Francisco inspira homens e mulheres no serviço aos pobres.
Refletir a respeito da vida de Francisco de Assis, é elevar um louvor ao Criador.
Por Felipe Magalhães Francisco*
mateus 25 (ou o cristo da esquina)
a beleza tem seu avesso
e é nas pernas maltratadas e feridas
daquele que imitou jó no sofrimento,
onde encontro jesus, o cristo
em vias de ressuscitar.
é na carne que o amor se
revela radical: onde ninguém
quer beijar.
– é imunda a esquina da salvação.
(Imprevisto, Penalux 2015, p. 55)
Francisco de Assis é admirado em todo o mundo, pelas escolhas fundamentais que fez na vida, e que o coroaram com a realização do mistério pascal de Cristo em sua existência plenamente assumida por Deus. Beijando onde ninguém quer beijar – tal como seu encontro com o leproso –, Francisco fez uma experiência profunda e radical com Cristo. Experiência que marcou definitivamente as escolhas feitas para levar a termo a decisão de seguir a Jesus, despojado de tudo e em busca de Deus, acima de todo bem desejável.
Dedicamos nossa matéria especial a esse que continua a inspirar homens e mulheres, no serviço aos pobres e no cuidado pela Casa que nos acolhe, a irmã Terra. Rezar e refletir a respeito da vida de Francisco de Assis, é elevar um louvor ao Criador por tamanha dádiva dada ao mundo, no testemunho de que a comunhão entre todas as criaturas, no próprio coração do Criador, é possível.
Francisco de Assis nos revela a humanidade de Cristo, vivendo-a em sua própria vida, no compromisso de uma vida vivida de maneira integral, que busca realizar-se a partir da comunhão que nasce do amor e da fraternidade. É por isso que seu testemunho continua a nos inspirar, pois, ao assumir viver como Cristo, ele completa em sua própria carne os sofrimentos de Jesus (cf. Cl 1,24), em favor de toda a criação, sobretudo daquelas que padecem o empobrecimento, fruto amargo da injustiça. É o que buscamos refletir no artigo Francisco de Assis, o homem configurado a Cristo.
No artigo Francisco de Assis, a singular reciprocidade entre amor e pobreza, o Prof. Dr. Sinivaldo Tavares, frade franciscano, propõe-nos uma leitura da vida de Francisco, a partir da integralidade com qual a buscou testemunhar o Cristo no mundo. Por meio da solidariedade, Francisco se faz um com todas as criaturas, de modo especial no amor aos pobres. Para além da admiração por suas virtudes e por seus feitos, é preciso que nos inspiremos na sua vida íntegra e harmoniosa, como testemunho sacramental de sua existência, segundo a vida de Jesus.
O terceiro artigo de nossa matéria especial, proposto pelo Prof. Ms. Manoel Godoy, Vai e reconstrói a minha Igreja, esboça uma leitura da vida de Francisco, o de Assis, em paralelo com a missão e pastoreio de Francisco, Bispo de Roma e pastor universal da Igreja. Na vida de ambos, a inspiração evangélica para que a Igreja viva segundo aquilo que Jesus nos inspira, para que bem vivamos nossa missão de anunciar o Reino de Deus.
Boa leitura!
*Felipe Magalhães Francisco é mestre em Teologia, pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia. Coordena a Comissão Arquidiocesana de Publicações, da Arquidiocese de Belo Horizonte. Articula a Editoria de Religião deste portal. É autor do livro de poemas Imprevisto (Penalux, 2015).
Nenhum comentário:
Postar um comentário