segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Pastor viajante: Em dois dias, Dom Gilberto Pastana visita cinco padres

DIOCESE DE CRATO
dsc_0311
Em dois dias (04 e 5/11), o bispo coadjutor, Dom Gilberto Pastana, percorreu mais de 500 km para visitar os padres da Forania IV e V. Ele continua comprido roteiro de visitas, iniciado em meados de agosto, de conhecer os sacerdotes, seus trabalhos, sonhos, projetos, dificuldades e desafios pastorais.

Durante a manhã da sexta-feira esteve em Araripe, onde conversou com o Padre José Almeida dos Santos. Por lá, além de conhecer as estruturas da Igreja Matriz de Santo Antônio, também conheceu a Escola Infantil Padre Raimundo Ribeiro, mantida pela paróquia, e que atende 24 crianças.

A paróquia de Araripe, que pertencente à Forania V, foi criada em 05/11/1870, desmembrada da paróquia de Assaré. Possui 26 capelas.
dsc_0089
(Dom Gilberto com o padre Almeida, visitando as instalações da escola infantil mantida pela paróquia de Araripe. Foto: Patrícia Mirelly)

Já no início da tarde, Dom Gilberto chegou a Várzea Alegre, na região forânea de número quatro, para conversar com os padres José Mota Mendes (pároco) e Francisco Erivano Galdino Clemente (vigário paroquial). Após este momento, presidiu missa na Matriz de São Raimundo Nonato, que ficou lotada para acompanhar a celebração.

Na homilia, mostrou-se admirado pela capacidade de mobilização do pároco, consolidada em 48 anos à frente da comunidade: “Alegra-me e contagia a sua disposição, e a alegria que o senhor [padre Mota, como é chamado] traz em sua face quando apresenta a este pastor a sua paróquia e os seus colaboradores. Parabéns pela sua dedicação e empenho, sobretudo, pelo seu serviço. Também conversei com o padre Francisco e posso assegurar: aqui, eles são felizes e se realizam como discípulos e missionários do Senhor”.
(Na capela de Nossa Senhora Aparecida, as histórias do padre Mota. "Daria um livro", diverte-se Dom Gilberto. Foto: Patrícia Mirelly)
Na capela de Nossa Senhora Aparecida, as histórias do padre Mota. “Dariam um livro”, diverte-se Dom Gilberto. Foto: Patrícia Mirelly)
A comunidade paroquial de São Raimundo Nonato presenteou o bispo com duas imagens: uma do padroeiro e outra de Nossa Senhora das Mercê. Lembrança foi ofertada por crianças com vestes de anjos.

Esta foi a segunda vez que Dom Gilberto esteve em Várzea Alegre. A primeira aconteceu em agosto, por ocasião da festa do padroeiro, cuja paróquia, criada em 30/11/1863, conta com 64 capelas, das quais onze estão localizadas na cidade. Na manhã do sábado, ele conheceu algumas delas.

Mangabeira e Lavras

Ainda na Forania IV, o bispo coadjutor teve encontro com o padre Antônio José Clementino, pároco da Paróquia São Sebastião, localizada no distrito de Mangabeira. Eles conversaram durante toda a manhã. Após o almoço, conheceu brevemente a Igreja Matriz, partindo, em seguida, à cidade de Lavras da Mangabeira. Lá, foi recepcionado pelo padre Evaldo Alves.
dsc_0330
(Padre Antônio José – à direita – fala sobre futuros projetos da Paróquia de Mangabeira. Foto: Patrícia Mirelly)

À noite, Dom Gilberto presidiu a santa missa. A celebração aconteceu na Matriz de São Vicente Ferrer, e o pastor deixou uma mensagem especial que exortava a todos sobre “a essência da vida cristã e o segredo da santidade”, referindo-se à liturgia deste domingo, que recorda a solenidade de todos os Santos. Todo cristão – disse ele – só cresce na fé e a aprofunda se fizer a experiência de viver e ser comunidade. E as bem-aventuranças, reveladas pelo evangelista Mateus, nos mostram o programa da santidade. Queres ser santo? Viva as bem-aventuranças!

dsc_0379
(Em Lavras, foi recepcionado pelas crianças da catequese: “Abençoa, Senhor, o nosso pastor!”. Foto: Patrícia Mirelly)

A comunidade paroquial de Lavras da Mangabeira ofertou ao bispo, como lembrança, uma imagem do padroeiro. As próximas visitas de Dom Gilberto estão marcadas para os dias 16 e 17, quando deverá encontrar os padres de Baixio e Umari.

Fonte: www.diocesedecrato.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário