segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Salvador lança projeto 'Verão com Fé'

domtotal.com
Pastoral do Turismo pretende alcançar quem sai de férias, mas não deixa vivência religiosa.
Resultado de imagem para salvador panorâmica
Projeto 'Verão com Fé' foi lançado pela Pastur
Projeto 'Verão com Fé' foi lançado pela Pastur (Manu Dias/ GOVBA)

Com o objetivo de oferecer uma programação especial durante os meses de janeiro e de fevereiro, a Pastoral do Turismo (Pastur) lançou na tarde do dia 20 o projeto Verão com Fé. A iniciativa reúne atividades nas igrejas do Centro Histórico e também na Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim, igreja da Imaculada Conceição da Mãe de Deus (Irmã Dulce) e paróquia Nossa Senhora dos Alagados e São João Paulo II, estas localizadas na região da Cidade Baixa.

De acordo com o coordenador da Pastur, padre Manoel Filho, o projeto reúne iniciativas novas e já existentes nas igrejas. “Nós queremos animar novas ações durante o verão. Que as comunidades percebam, especialmente no Centro Histórico e no centro de peregrinação, que o verão é o tempo dos turistas e os turistas estão aí, então eles podem ter essa oportunidade de um algo a mais na sua atividade ligada à fé. Quando a gente aglutina todas essas ações, tanto as festas que já existem, como ações novas que as comunidades estão propondo, começa a ganhar força”, disse.

Durante o evento de lançamento estiveram presentes padres e representantes das igrejas participantes do projeto e de outras paróquias da Arquidiocese de Salvador; da agência de turismo Alltour; da Secretaria de Cultura (Secult); da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur); do Ministério Público do Trabalho e do Sindicato dos Guias de Turismo (Singtur).

Para a procuradora do Ministério Público do Trabalho, Virgínia Sena,o projeto Verão com Fé também é um aliado no combate ao trabalho infantil. “A importância é muito grande porque a Igreja tem como apoiar na divulgação e na conscientização da sociedade, das pessoas que frequentam a Igreja, sobre os malefícios do trabalho infantil, justamente para evitar aquele mito de que o trabalho infantil é importante para que a criança não caia na marginalidade. Isso só faz perdurar aquele ciclo de maldade e exclusão social, ou seja, criança que não vai à escola, que não brinca, que é explorada”, disse.

Paroquiana de Nossa Senhora dos Alagados e São João Paulo II, Hilda Almeida, vê o projeto como uma iniciativa capaz de despertar o interesse de instituições ligadas ao turismo. “Eu creio que foi um bom momento para a Igreja tomar essa iniciativa. A Pastoral do Turismo tomou para si esse verdadeiro pastoreio na área do turismo. Eu estou muito feliz em ver que começamos tão simples e hoje já estamos com essa visibilidade”, afirmou.


arquidiocesesalvador.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário