sábado, 24 de novembro de 2018

Caminhada ecológica une mais de 10 mil estudantes em prol do meio ambiente em BH

'Foi uma alegria ver o entusiasmo de milhares de estudantes caminhando juntos...'


Caminhada Ecodom reuniu milhares de pessoas em Belo Horizonte na defesa do meio ambiente
Caminhada Ecodom reuniu milhares de pessoas em Belo Horizonte na defesa do meio ambiente Foto (Thiago Ventura/DomTotal)
Por Bárbara Teixeira*
Emoção à flor da pele. Não há expressão que melhor defina a VI Caminhada Ecológica. Cerca de dez mil pessoas, entre estudantes, professores e ambientalistas, fizeram uma grande festa na manhã desta sexta-feira (23) em Belo Horizonte. Com o objetivo de conscientizar a população sobre a defesa da água e a sustentabilidade socioambiental, além de encerrar o Projeto Socioambiental 2018 do Movimento EcoDom, os belorizontinos vestiram a camisa e apoiaram a caminhada.
Clique na imagem acima e confira as fotos!
Homenagens, muita dança, cantoria e claro: alegria de sobra. Com faixas, instrumentos musicais, fantasias feitas com materiais recicláveis e gritos em defesa do meio ambiente, a população e os milhares de estudantes saíram da Praça Raul Soares, passaram pela Avenida Olegário Maciel até chegar a Praça da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, no Bairro Santo Agostinho, Região Centro-Sul da capital.
Coordenador-geral do Movimento EcoDom, o professor Francisco Haas avaliou que a ‘a VI Caminhada Ecológica foi sem dúvida a festa da maior grandeza do Movimento’.
“Conseguir reunir mais de 10 mil estudantes, docentes e familiares de mais de 100 escolas participantes do Projeto Socioambiental de 2018 é uma grata alegria. Este ano contamos com a participação de 118 escolas da Rede Pública de Minas Gerais: um espetáculo à parte. O tema da nossa caminhada neste ano foi água com um link especial de cada escola do projeto desenvolvido durante o ano todo. Na Praça da Assembleia Legislativa tivemos as finais dos concursos ‘Dança de Rua’ e ‘Garoto e Garota EcoDom 2018’. Também foram conhecidos os ganhadores do Projeto Socioambiental de 2018. Agradeço a parceria e apoio da Dom Helder, da EMGE, da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, das 118 escolas parceiras e da Assembleia Legislativa de Minas Gerais”, disse Haas, que também é Pró-reitor de Extensão da Dom Helder e da EMGE.
O professor coordenador do Projeto, Luiz Chaves ressaltou a participação dos alunos na caminhada. “Foi uma grata alegria. É um encerramento das atividades de 2018 com chave de ouro e que está cada dia mais contagiando as escolas, com o apoio da Secretaria de Estado da Educação. E não tenho dúvida de que a cada ano mais vai aumentar a participação. Afinal, o EcoDom não é bom só para as escolas, ele é bom para a população, ele é bom para todos enquanto seres humanos corresponsáveis pela nossa Casa Comum”, destaca.
Luiz Antônio Chaves aproveitou para pedir apoio ao abaixo-assinado que denuncia a mineração predatória que está acontecendo junto ao Parque Estadual de Preservação Ambiental Rola Moça (confira e assine aqui).
Em sua fala, o reitor da Escola Superior Dom Helder Câmara, Paulo Stumpf SJ, parabenizou os estudantes e os incentivou. “Juntos, somos capazes de construir uma sociedade melhor, ecologicamente sustentável, com acesso à educação e à qualidade de vida. Parabéns a vocês! A Dom Helder e a EMGE acreditam no potencial que vocês têm de conquistar os seus sonhos e construir cidadania”, destacou.
A caminhada teve o apoio e acompanhamento da Polícia Militar, Guarda Civil e BHtrans. Em alguns pontos da avenida houve a necessidade de intervenção do trânsito para a passagem da caminhada, mas logo foi liberado e voltou a fluir normalmente.
Homenagem
Estudantes do Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG) fizeram uma linda homenagem ao colega Luiz Felipe Siqueira de Souza, que morreu na última terça-feira (20). O estudante ficou seis dias internado no Hospital João XXIII, vítima de violência e não resistiu aos ferimentos.
O Reitor da EMGE, Prof. Franclim Sobral de Brito, expressou a  solidariedade de toda a comunidade acadêmica aos familiares, colegas e  docentes do IEMG.
Luiz Felipe desejava fazer Engenharia Civil na EMGE. Participaria da Caminhada, completando 18 anos justamente nesta sexta-feira: balões brancos com seu nome escrito, discurso de seus colegas e até uma canção de parabéns fizeram parte da caminhada. A vida e os sonhos de Luiz Felipe foram bastante representados por seus amigos.


Grande Final
Como grande marco do encerramento do projeto, a caminhada mobilizou 100 escolas de ensino médio da rede pública de Belo Horizonte e da Região Metropolitana participantes e sua comunidade escolar em defesa da sustentabilidade socioambiental.
A grande final foi realizada na Praça da Assembleia Legislativa de Minas Gerais com muita música, dança e diversão. Os cinco finalistas deram o melhor na competição, mas apenas um poderia levar o grande prêmio.
No primeiro lugar geral do Projeto Socioambiental 2018 ficou a Escola Estadual Professor Moraes, coordenada pela professora Lívia. “A escola demorou, mas abraçou o projeto e quando isso aconteceu ela mobilizou toda a escola e sua comunidade. Eles conseguiram trocar lâmpadas de LED da maioria das salas e trocaram as torneiras para torneiras automáticas”, ressaltou Lívia sobre o desempenho da escola.
A avaliação das escolas foi realizada a partir dos critérios do Edital e Regimento do Projeto Socioambiental de 2018 no cumprimento de seis etapas, cujos resultados eram postados na Plataforma do Projeto Socioambiental 2018.
A vice-diretora da escola, Sandra Dantas, comentou e parabenizou os alunos pelo esforço e dedicação ao projeto. “Foi um ano de trabalho intenso, a equipe se dedicou bastante, procurou cumprir todos os prazos e fizeram um projeto socioambiental excelente na escola. Estávamos torcendo muito para ganhar e eu só tenho a agradecer”.
Os vencedores com o melhor projeto socioambiental e do concurso ‘Dança de Rua’ e ‘Garoto e Garota Ecos’ ganharam troféus, medalhas e os tão esperados smartphones. Veja a Classificação final das escolas ganhadoras.
Dança de Rua
1° - E. E. Professor Guilherme Azevedo Lage
2º - E. E. Henrique Diniz
3º - E. E. Carmélia Gonçalves Loffi
4° - E. E. Professor Moraes
5º - E. E. Manuel Casasanta
Os cinco finalistas do Dança de Rua ganharam o figurino desenvolvido pela estilista Camila Torres e tiveram a oportunidade de aprimorar sua dança com uma escola de Dança de Rua de Belo Horizonte.
Aline, uma das juradas do Dança de Rua destacou o talento dos alunos. “Achei maravilhoso o entusiasmo dos meninos. Foi um prazer poder ensaiar um dos grupos. Todos os grupos estavam muito bem empenhados, os figurinos ficaram lindos, a dança ficou maravilhosa, uma determinação maior que a outra. E foi realmente maravilhoso. Eu adorei!”.
“É muita emoção, foi muito bom. A gente batalhou muito para chegar até aqui. Passamos por muita coisa, muita batalha, mas a gente conseguiu e a gente ganhou e é isso que importa. A amizade que a gente vai levar daqui é muito grande. Eu estou muito agradecida à Dom Helder, a EMGE e ao projeto por esta oportunidade”, disse Camila Vitória, uma das alunas vencedoras do concurso.
Garoto e Garota ECOS
Tradição no projeto, o concurso Garoto e Garota ECOS também mobilizou os estudantes. Os vencedores foram:
1º - E. E. Prof. Zoroastro Viana Passos – Davi Gabriel Pereira da Silva e Janaína Lariane de Souza Santos.
2º - E. E. Cidade dos Meninos SVP – Natieli Stephanie Ferreira de Souza e E. E. General Carneiro – Wadrian Alejandro Dantas de Souza
3º - E. E. Cidade dos Meninos SVP – Maicon Alexandre Pereira e E. E. Alberto Delpino – Larissa da Silva Almeida
4º - C. Tiradentes da PMMG (U. Avelino Camargos) – Edson Borges de Souza e Maria Isadora Alves Silva.
5º E. E. Mendes Pimentel – Raissa Almeida Duque e E. E. Carmélia Gonçalves Loffi – João Vitor Matos Soares
Camila Torres, estilista e uma das juradas, elogiou a criatividade dos alunos ao confeccionar as peças para o desfile final. “Achei o desfile incrível! Mais uma vez os meninos surpreenderam com a criatividade e originalidade e com a dedicação em fazer as peças. Estou super encantada!”
Movimento EcoDom
O Movimento EcoDom é um Movimento de educação socioambiental e de defesa do meio ambiente, criado pela Escola Superior Dom Helder Câmara. Conta com a parceria da Rede Estadual de Educação, docentes e direção de escolas públicas de Minas Gerais.
 Em 2017, EcoDom foi um vencedor do VIII Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza como Melhor Exemplo de Educação Ambiental.

*Bárbara Teixeira é estagiária do ECODOM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário