«Estamos no início de uma jornada histórica», frisou secretário-geral das Nações Unidas à Assembleia Geral da organização, após receber o relatório, elaborado pelo Painel da Agenda de Desenvolvimento pós-2015. O relatório apresenta um roteiro para preencher lacunas importantes no processo até aqui concretizado dos ODM, tais como instituições de ‘construção’ «que sejam honestas, responsáveis e sensíveis às necessidades das pessoas».
«O processo pós-2015 é uma oportunidade para inaugurar uma nova era no desenvolvimento internacional – que vai erradicar a pobreza extrema e conduzir-nos a um mundo de prosperidade, sustentabilidade, equidade e dignidade para todos», rematou Ki-moon.
Intitulado «Uma Nova Parceria Global: erradicar a pobreza e transformar as economias através do desenvolvimento sustentável», o relatório estabelece uma agenda universal para erradicar a pobreza extrema até 2030 e cumprir a promessa de um desenvolvimento que seja sustentável.
O documento também enfatiza que esta nova agenda de desenvolvimento deve ser universal – aplicar aos países do Norte e Sul do mundo da mesma forma – e ser infundida com um espírito de parceria.
Fátima Missionária
Nenhum comentário:
Postar um comentário