Brasília. O Itamaraty publicou ontem portaria com as normas para o concurso de admissão à carreira diplomática. Ao todo, serão 30 vagas oferecidas neste ano, mesmo número do processo realizado em 2012.
O edital com o detalhamento sobre o conteúdo a ser cobrado e a data de início do processo deverá ser publicado em até duas semanas. A corrida por uma vaga de diplomata, cujo salário inicial é de R$ 13.623,19, inclui quatro etapas, três delas de caráter eliminatório.
No ano passado, o concurso foi realizado ainda no primeiro semestre - a demora no início do processo gerou preocupação entre aqueles que estudam para concorrer ao posto. Procurado, o Itamaraty afirmou que a decisão, assim como a dos demais concursos na esfera federal, cabe ao Ministério do Planejamento. Em audiência no Senado Federal em abril, o ministro Antonio Patriota (Relações Exteriores) reconheceu ter havido um "pequeno atraso", "em função até de atrasos na aprovação do orçamento".
"Não acredito que haja uma interrupção naquilo que é uma fonte de provimento fundamental para o Itamaraty, (...) para preencher, hoje em dia, uma rede de embaixadas e escritórios crescente, em função dos interesses também cada vez mais globais do Brasil no exterior", disse.
Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário