domingo, 30 de junho de 2013

Oficina 'Como Escrever Projeto de Pesquisa' é sucesso entre alunos da Dom Helder

27/06/2013  |  domtotal.com


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O evento foi prestigiado e muito elogiado pelos alunos (Redação Dom Total)
Por Redação Dom Total

No último sábado (22), o Núcleo de Apoio ao Ensino Personalizado (NAEP) promoveu mais uma edição da oficina “Como Escrever Projeto de Pesquisa”, realizada no laboratório de informática da biblioteca da Dom Helder Câmara e nas salas 11 e 12 do prédio novo da Escola. O projeto, coordenado pela professora Mariza Rios, teve como principal objetivo oferecer aos alunos a oportunidade de iniciarem sua trajetória no cenário da pesquisa acadêmica, dando o pontapé para a posterior produção de suas monografias.

As aulas, que ocorreram de 8h às 11h30, contaram com participantes do sétimo e oitavo períodos e foram divididas em três módulos ministrados pelas professoras Maria Carolina Ferreira Reis, Maria Aparecida Leite Mendes Cota e Mariza Rios.

Para que possam escrever bem, corretamente e de forma concisa seus trabalhos, os cerca de 70 alunos que participaram da oficina receberam dicas de português e de redação, além de terem aprendido também um pouco mais sobre como se dá a inserção, em projetos acadêmicos, de citações, referências bibliográficas e regras de normalização em geral.

Para tanto, foram apresentados ao Dom da Produção Acadêmica, manual que serve de guia para a produção de trabalhos da Dom Helder Câmara, definindo o padrão de elaboração de monografias e dissertações da Escola e tornando a divulgação de pesquisas mais clara e eficiente.

Em outra etapa do evento, os participantes tiveram a oportunidade de analisar a estrutura e desenvolvimento dos projetos a serem elaborados nos períodos finais do curso. 

“Nesse módulo aprendemos um pouco mais sobre como escolhemos o tema, além da diferença entre tema e objetivo. São questões que nos ajudam a percorrer de forma mais clara todo esse caminho difícil”, explicou a aluna Karla, prestes a ingressar no oitavo período de Direito no turno da noite.

Satisfeita com o conteúdo aprendido no sábado, ela conta que a atividade foi essencial para determinar seus futuros passos acadêmicos. “Me deu aquele início. Quando chega essa hora do curso, a gente se pergunta, ‘mas aonde é que eu começo?’. Você fica muito perdida entre tantas funções que envolvem esse processo. Então a oficina foi boa porque me deu esse ponto de partida”, disse.

Para o aluno Gilmar Carvalho de Souza, que inicia, no próximo semestre, o 9º período do curso no turno da noite, a atividade também foi bastante interessante. “Deu pra adiantar muita coisa, foi bem proveitosa. Eu não tinha um tema muito bem definido e agora começou a se esclarecer. A oficina foi uma boa aula, uma aula diferente, sem toda aquela pressão do dia-a-dia”, contou.

Aos alunos que participaram da oficina, restou ainda a oportunidade de elaborarem o pré-projeto de pesquisa do curso, a ser apresentado para a correção das três professoras. “Achei muito bacana esse exercício de fazermos o pré-projeto em casa para depois ser corrigido. Isso já adianta muito e é uma ótima iniciativa”, disse a aluna Karla.

O estudante Gilmar concorda. “Foi uma bela oportunidade”, elogiou.

Os projetos de pesquisa seguirão para correção, sob o aspecto metodológico e de normalização, da professora Maria Aparecida, enquanto que os pontos relativos ao conteúdo e redação serão avaliados pelas professoras Mariza e Maria Carolina, respectivamente.

Balanço positivo

De acordo com a equipe responsável pela oficina, as aulas organizadas no último sábado foram “muito legais”, sendo que a participação dos alunos “deu o tom na atividade”.

“O balanço que faço é de que foi uma atividade muito positiva, principalmente porque foi um sábado de manifestação e de final de semestre e, mesmo assim, os alunos estavam presentes e muito empenhados. A maneira dinâmica como foi proposta, com o revezamento das turmas, facilitou a apreensão do conteúdo”, disse a professora Maria Aparecida, elogiando a seriedade dos participantes no comprometimento com a produção do Direito.

Segundo ela, a realização de eventos deste tipo é importante já que, muitas vezes, os alunos acreditam que é plenamente possível fazer pesquisa sem projeto. “O que não é verdade. O projeto é uma fase inicial extremamente importante”, comentou Maria Aparecida.

“Esperamos assim ter atingido esse objetivo de preparação para a produção acadêmica e ter feito com que os alunos vejam que a proposta exige a observância dessas três perspectivas”, disse ela. Afinal, “não basta escrever um projeto, é necessário observar questões metodológicas, formais e de conteúdo para obter sucesso na pesquisa”, observou.

Diante da boa repercussão do evento, a professora prometeu a realização, em agosto, de uma nova oficina voltada para a aplicação de citações e referências bibliográficas, além de um seminário de redação.
Redação Dom Total

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