domingo, 27 de outubro de 2013

Igreja desafiada a uma recomposição comunitária

IV Jornada de Teologia Prática inicia debate sobre vulnerabilidade com conferência de D. Manuel Clemente

D.R.
Lisboa, 25 out 2013 (Ecclesia) - D. Manuel Clemente, patriarca de Lisboa, afirmou hoje que “o problema pastoral” que a Igreja enfrenta é a “recomposição comunitária da vida eclesial”.
“A recomposição comunitária da vida eclesial é para mim o problema pastoral. Os outros são de sempre, sobretudo o da conversão, o que é dos Evangelhos”, afirmou o patriarca de Lisboa na IV Jornada de Teologia Prática, que decorre na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa.
“Quando me sinto fraco então é que sou forte: para uma teologia da vulnerabilidade” é o tema em análise nesta Jornada, organizada pelo Instituto Universitário de Ciências Religiosas da Faculdade de Teologia (IUCR-FT).
Na conferência “Navegamos sem mapa? O testemunho cristão num mundo incerto”, D. Manuel Clemente afirmou que a atualidade não tem “mapa previsto” e o vai “fazendo em cada dia”.
“Se há altura em que estamos sem mapa previsto e o vamos fazendo em cada dia é agora. Navegamos à vista e vamos fazendo o mapa à medida que se navega”, afirmou o patriarca de Lisboa.
Para D. Manuel Clemente, a navegação acontece por um “mar de imprevisibilidade”, da “população à ecologia”, porque não conhecemos a realidade mundial a partir do espaço “muito limitado” da Europa e, por outro lado, a sustentabilidade do planeta vai obrigar a “alterações estruturais”.
Para D. Manuel Clemente, a incerteza do momento atual não é a primeira vez que acontece, mas “é a primeira vez que acontece assim”.
“Alternamos períodos fixos, territorial e mentalmente, com outros mais dispersos e perplexos. Em todos os períodos intermédios se navegou sem mapa preciso”, afirmou o patriarca de Lisboa no Auditório Cardeal Medeiros, na Universidade Católica Portuguesa em Lisboa.
Para D. Manuel Clemente a Igreja enfrenta o desafio de, neste contexto, não permitir que se deixe afetar pela crise, que sempre consiste na “demasiada instalação” ou na” diluição na cultura estabelecida”.
A Jornada de Teologia Prática é um espaço de reflexão interdisciplinar promovido pelo Instituto de Ciências Religiosas da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa.
PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário