quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Amigos Xaverianos da Amazônia

terça-feira, 30 de abril de 2013

Dom OSCAR ROMERO, O MÁRTIR DO POVO






Dom Oscar Romero, o mártir dos pobres.

Recebi hoje uma maravilhosa notícia que quero partilhar com todos os amigos xaverianos do mundo inteiro. O papa Francisco quer que a causa de beatificação de Dom Oscar Romero seja novamente aberta, depois de 33 anos, e seja rapidamente concluída. É uma escolha que já estava espalhada na consciência popular da América Latina, da Europa e do mundo inteiro.
É motivo de alegria que esta decisão venha da um papa de nome Francisco, que com seus gestos significativos e com as suas palavras, ungidas com o óleo do Espírito Santo, comove e surpreende o mundo afora.
Dom Romero deu a vida pelo povo, sem recuo, com firmeza, como Cristo Jesus na Cruz. Ele disse: “se me matarem, eu ressuscitarei no meu povo salvadorenho. Um bispo morrerá, mas a Igreja, que é o povo de Deus, não morrerá nunca”.
Estas são as últimas palavras de Dom Romero antes de ser assassinado enquanto celebrava a Eucaristia na capela do hospital de São Salvador, no dia 24 de março de 1980.
Papa Francisco, outro dia, escreveu uma carta aos Bispos da Argentina, reunidos em Assembleia, uma carta corajosa, que dizia:
Uma Igreja que não sai, mais cedo ou mais tarde, adoece por causa da atmosfera viciada de seu fechamento. É verdade que também com uma Igreja que sai pode acontecer o mesmo que com qualquer pessoa que sai na rua: ter um acidente. Diante desta alternativa, quero vos dizer francamente que prefiro mil vezes uma Igreja acidentada que uma Igreja doente. A doença típica da Igreja fechada é ser autorreferencial: olhar para si mesma, estar encurvada sobre si mesma como aquela mulher do Evangelho. É uma espécie de narcisismo que nos leva ao mundanismo espiritual e ao clericalismo sofisticado e, portanto, nos impede de experimentar “a doce e confortadora alegria de evangelizar”. 
Dom Oscar Romero saiu na rua ao encontro do seu povo sofrido e assassinado e ganhou o martírio, como Jesus na Cruz.
Também João Paulo II teve o milagre reconhecido pelo papa Francisco e dentro de pouco tempo será proclamado santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário