Músico se apresenta neste domingo no Largo São Francisco com entrada franca.
Alceu Valença viaja por seus maiores sucessos em show.
Por Júlio Moura
SERVIÇO
Alceu Valença em São João del Rey
Local: Largo São Francisco
Data: Domingo, 08 de dezembro
Horário: 22h
Entrada franca
O repertório que Alceu Valença apresenta neste domingo, dia 8, em São João Del Rey, vai do agreste ao litoral e do sertão ao cosmopolita num panache de ritmos e sonoridades que reúne seus maiores sucessos.
Nascido entre o agreste e o sertão de Pernambuco, Alceu Valença conheceu na infância as expressões que lançaram as bases de sua arte: a música dos cantadores, emboladores, violeiros, aboiadores; dos cegos e suas cantigas de feira, dos cordelistas e que escreveram em versos a epopéia do nordeste brasileiro.
Deste universo, incorpora baiões, xotes e forrós que ajudaram a constituir sua identidade musical. Homenageia o centenário de Luiz Gonzaga com as recriações de “Baião”, “Sabiá” e “Xote das Meninas”, em reverência ao rei do baião, que comparava a música do jovem Alceu a “uma banda de pífanos elétrica”.
Sob a influência agrestina, Alceu compôs sucessos como “Coração Bobo”, “Tropicana”, “Anunciação”, “Cavalo-de-Pau”, “Táxi Lunar” (esta com Geraldo Azevedo e Zé Ramalho), em diálogo permanente com as sonoridades contemporâneas universais.
Do sertão para o litoral, Alceu Valença celebra a mágica dos verões de Olinda em “Dona de Sete Colinas”, percorre os caminhos ensolarados do Recife em “Pelas Ruas Que Andei” e a graça das tardes femininas na Boa Viagem de “Belle Du Jour”.
Entre o agreste e a megalópole, transcende seus limites estéticos e cronológicos na “Embolada do Tempo”, uma granada rítmica e poética sobre o senhor das horas que “não tem fim nem começo, mesmo virado ao avesso não se pode mensurar”.
Alceu Valença canta para São João Del Rey acompanhado por Paulo Rafael (guitarra), Tovinho (teclados), André Julião (sanfona), Nando Barreto (baixo) e Cássio Cunha (bateria).
Alceu Valença em São João del Rey
Local: Largo São Francisco
Data: Domingo, 08 de dezembro
Horário: 22h
Entrada franca
Nenhum comentário:
Postar um comentário