domingo, 8 de dezembro de 2013

Francisco e literatura: "Bergoglio está produzindo uma revolução copernicana moral"

"O papa abriu uma nova língua"

Roberto Alifano, 07 de dezembro de 2013 às 19:56

Bergoglio
Bergoglio
 Confrontos estilo Francisco com certeza, mais parecido com os ricos e poderosos pompa do Vaticano que o humilde
Papa Francisco sopra um beijo/>

Papa Francisco sopra um beijo

  • Papa Francisco sopra um beijo
Roberto Alifano ) - Não é sem uma certa timidez que iniciar a pesquisa para este livro sobre o Papa Francisco e sua relação com as letras , eu não sei de onde você me levar. Embora o objectivo que tenho claro, posso antecipar que se concentra principalmente sobre o homem Francisco de cultura, professor de literatura, leitor e escritor que, pelas suas mensagens diárias, seus diálogos inter-religiosos e homilias, inaugurou uma nova linguagem comunicação com a sua congregação e que quer ouvi-lo e lê-lo. O campo que ilumina o espírito da missão da nossa Igreja Católica é quase incompreensível, especialmente agora que cada uma de suas ações transcendem universalmente.
Sêneca disse que " a vida humana é uma série de surpresa presente onde cada ato é um gesto que sugere que não há nada na Terra que a figura carta de Deus. " Todo homem tem de cumprir um dever fundamental que ocorre em seu plano secreto. Assim, cada vez que a história também tem a sua imagem arquetípica, e em um círculo mais amplo, dizer o que cada grupo está dentro do tempo de vida. Para o nosso complexo contemporâneo, sujeito a meios de comunicação modernos, aos caprichos das contradições políticas e econômicas, o Papa Francisco é o chefe espiritual de uma instituição perturbada pelas mudanças que estão ocorrendo no mundo para o futuro, despojado de circunstâncias heterogêneas, haver dúvida de que o apóstolo de uma nova estrada que está sendo aberto por suas ações e palavras.
Talvez em duas maneiras pode ser explicada a missão deste homem com uma forma de expressão que é uma chamada de atenção constante. todo ser humano, você sabe, muitos homens podem ser sobrepostos textos às vezes como um palimpsesto. Os primeiros slides quase gradualmente ou naturalmente através de sua expressão, o outro o mais íntimo, o mais elaborado, o mais prevalente, é a certeza de uma grande alma a serviço da humanidade é o pastor. Isso, eu acho, o estilo único deste grande argentino universal se concentra.
Então eu acho que, no espírito do Papa Francisco, ea crença sacerdotal professo e seu símbolo, não hospitalidade, a compreensão, o amor a Deus e sua verdadeira vocação vizinho entrega . Ele foi eleito Papa de Roma e chefe da cristandade em muito pouco tempo e dificuldade de sua nomeação está causando uma revolução.
Ao começar seu mandato foi nomeado após a história santo certamente mais pungente do cristianismo , Giovanni Di Bernadone, San Francisco de Asís (il Poverello d'Assisis), fundador da Ordem Franciscana, dedicado aos pobres, oração e pregação, e disse que "quer uma Igreja pobre para os pobres", um fato que se choca com a forma, mais parecido com os ricos e poderosos, que os filhos humildes de pompa Cristo Vaticano.
Menos de um ano a partir do momento em que anunciou que "Francisco" seria chamado, estabeleceu o que seria a sua marca . Em seguida, deu a entender através de suas primeiras palavras como Papa iria introduzir um estilo diferente na Igreja, mais aberta a outras religiões, de austeridade, de tolerância e de integração. Isso seria um papa mais perto das pessoas e inaugurar um novo estilo, informal e aberto. Sabendo que seria criticado pelos setores mais conservadores da Igreja.
Durante estes primeiros dias de seu mandato, Francisco transformou essas promessas em decisões sobre a família, o papel da juventude e do Vaticano, que se refletiram em frases e menos de fatos concretos imagens chamativas. Atacou a máfia, afirmando que "para os cristãos vida dupla há perdão. Valeu-Jesus diz, não eu-que colocá-los no pescoço uma pedra de moinho e atirado ao mar." Poucos dias atrás, acusado sem eufemismos para "deus suborno adoradores, aqueles que dão aos seus filhos a comer o seu pão imundo corrupção . Talvez devêssemos orar por essas crianças e jovens. Eles também estão com fome. Mas fome de dignidade ". Depois de recordar a disposição de Deus para perdoar todos os pecadores, Francis acrescentou, "todos nós somos pecadores, mas não corrupto que peca e se arrepende, pede desculpas Mas diferente do que, no fundo, não se arrepende, finge ser .. Christian e leva uma vida dupla. enfia a mão no bolso e dá a Igreja. Com a outra mão, rouba. Sua beleza é a sepulcros caiados. cristãos são tão corruptos, sacerdotes corruptos. Corrupção, talvez começando com um pequeno envelope, finalmente torna-se um modo de vida ".
Claro, mensagens fortes, que combinam de forma harmoniosa de sabedoria, conhecimento e informação em problema complexo que tem de resolver de forma humana de forma permanente, mesmo dentro da Igreja. Francisco sabe disso e mostra-lo todos os dias com uma unidade que é exemplo de honestidade e justiça são virtudes de todas as idades e todos os dias , e que é essencialmente bom cristão. Sócrates achava que o nosso dever de evitar o mal e fazer justiça. Ética continua a ser o principal problema do nosso tempo, com as fraquezas inerentes à condição humana, a nossa perseverança acrescentou muitos elementos de diferentes raízes, cuja enumeração, é claro, não vai esgotar.
Durante muito tempo o homem acreditou que ele e a Terra era o centro do universo.Quando foi descoberto que vivemos apenas um planeta menor, esta nova perspectiva chamada "revolução copernicana", em honra de Copérnico, que a descobriu. Acho queFrancisco está criando uma nova revolução copernicana , desta vez no campo da visão moral, intelectual e social.
Jorge Mario Bergoglio Desde Papa é Francis, e produziu muitas evidências neste sentido.Ele falou mais de uma Igreja dos pobres e "todos os dias que vai da periferia para o centro e não o contrário . " Parece que desde o seu charme inegável, está nos empurrando suavemente em uma nova ordem que, longe de ser simpático, em si, aponta para uma radicalmente nova direção. Mas, como Ortega y Gasset disse que "a clareza é a cortesia do filósofo", Francisco daria seus ensinamentos lentamente, com cuidado. Sem dúvida, seu estilo não deve ser confundido, porque o que traz por trás de seu sorriso alegre não é nada menos do que uma renovação acompanhado, porém, por uma simpatia pelo qual acabamos aceitando sem convulsões.
Você está frases famosas e, por vezes, o seu humor ea ironia estão perto do Borges incisivo, que dedicou leitor e que liderou palestra, quando ele levou o Colégio da Imaculada, na província de Santa Fe ", confessa Borges era o rei de palavras, se você sabe que você ", disse ele em um diálogo que teve na Embaixada de Itália, quando era Cardeal e Arcebispo de Buenos Aires.
Naquela tarde, nos alegramos recordando anedotas do nosso primeiro escritor. Meses atrás, em seu encontro com a juventude no Rio de Janeiro, pediu aos jovens para "fazer uma bagunça e não têm medo de ir contra a corrente". E exemplo: "Não se roubar a esperança, quando propomos danificado como comida estragada, rechacémoslos valores planas, quando a comida é ruim é ruim para nós, esses valores nos fazer mal."
Poucos dias atrás, quando o presidente da Gardeliano Instituto de Buenos Aires foi visitá-lo, trouxeram-lhe um presente de uma foto emoldurada de Carlos Gardel .
Sua Santidade, eu trago um retrato de um amigo ", disse ele sorrindo, em tom conspiratório, depositá-lo em suas mãos.
Francisco ficou animado e com um riso contagiante, ele respondeu:
- Mas o bonito presente Carlitos era um menino Rioba (expressão, por outro lado, significa bairro).
Fã de futebol do clube San Lorenzo de Almagro, e tornou-se linguagem familiar do Buenos Aires Francisco , às vezes perto de gíria: "O Senhor nos primerea", ele foi ouvido a dizer recentemente. "Freckles e ele espera que você perdoe." Quando alguém perguntou-lhe sobre a origem do termo, disse o jogador de futebol veio do jargão."Exprime o ato de chegar antes de ganhar a mão, de" primerear 'para outra equipe. "
Recentemente, recomendado para os jovens " não balconeen vida métanse e nela, como Jesus . " Para este fim, recomenda-se estar envolvido, não ser meros espectadores e assistir a partir de uma varanda. Não menos discutido outra frase que se tornou pública e perplexo o presidente da Bolívia, Evo Morales: "Esta civilização do nosso tempo está passando thread", referindo-se a um termo mecânico ou de automobilismo que se refere a uma porca cabe também.
Talvez o dia não está longe quando as expressões Francisco se tornar o que eles chamam de uma velha Buenos Aires como " o novo Deus sussurrando "
A simplicidade de Francisco já não se mover. Isso é demonstrado a cada dia e em cada ato de protagonista. Em Buenos Aires, sendo o cabeça da Igreja não era incomum Argentina descobrir mista entre as pessoas que viajam ciudadanamente nos serviços públicos . Há uma outra história sobre certamente saborosa, mostrando-lhe como o leitor ávido que é. Um conhecido jornalista viu no metrô concentrado na leitura de um livro e veio cumprimentá-lo. O então cardeal Bergoglio apenas acenou de volta e ficou olhando-se imerso no texto que foi ocupado. Não muito tempo depois, o jornalista, apresentador de um programa no Canal Episcopado argentino, deve se reunir com ele e, quase em tom de censura, queixou-se que a atitude de protagonista no metrô.
- Mas, por favor, não vá se ofender com isso! Ele pediu desculpas, apertando a mão dele, e explicou com um sorriso. Sabe o que acontece? Que minhas viagens em transportes públicos são dedicados à leitura . Quando eu chegar ao meu escritório eu ocupar outros problemas. Se eu ficar distraído conversando leitura interrompida. Aconteceu-me várias vezes de estações concentrar em um livro.
Sabemos que a posição da Igreja, eo mesmo Francisco em divórcio. Em uma de suas homilias ficou claro, mas com humor, em um discurso no início de outubro, que perguntou casais a se esforçar para permanecer unidos em casamento apesar da adversidade, e acrescentou: "Eu para o recém- casado sempre digo a eles, peléense, eu me abaixo sobre os pratos, mas nunca terminou o dia sem paz. nunca! ", disse ele, e causou risos e aplausos da platéia. Ele também disse que "Deus não existe Deus católico existe" e conclusivamente que " a Cúria tem um defeito: é Vaticano-centric ".
Para esse leitor Francisco e escritor, dono de uma linguagem popular praticamente, para a maioria , que serviu por anos a tarefa de literatura docente, terá como alvo o livro no qual estou trabalhando. Muitos homens de religião e cultura que foram tratados tão bem conhecido e me ofereceram seus testemunhos, incluindo o rabino Abraham Skorka, Francisco autor de Sobre os Céus ea Terra , um livro dedicado ao diálogo inter-religioso, a assinatura ambos. Abundam e testemunho memorável são enriquecidos a cada dia.
Não hesite em vir a ser concretizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário