RealAudioMP3 Cidade do Vaticano (RV) – É preciso lutar para viver, e muitas vezes viver com pouca dignidade: esta é uma frase da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, em que o Papa Francisco faz uma análise do mundo em que vivemos e do papel da Igreja neste mundo.
De um lado, escreve o Pontífice, há sucessos louváveis no campo da medicina, da educação, da comunicação, que contribuem para o bem-estar das pessoas. De outro, o acesso a esse bem-estar é reduzido, pois vivemos sob a regência de uma economia da exclusão – economia que mata, constata Francisco.
Diante desses desafios, a alegria de viver frequentemente se desvanece; crescem a falta de respeito e a violência, a desigualdade social torna-se cada vez mais patente. Eis então que o cristão é chamado a alargar seu horizonte, a ampliar o seu olhar para interferir eficazmente na realidade onde atua, anunciando e vivenciando os ensinamentos de Jesus Cristo.
Para o Secretário-Geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, o que mais o impressionou no texto foi justamente essa análise de conjuntura feita por Francisco, que ele define “lúcida e profunda”. Clique acima para ouvir a reportagem completa.
(BF/CM)
Rádio Vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário