A Fundação Municipal de Cultura (FMC) preparou uma programação especial de férias para crianças e jovens em 20 bibliotecas públicas de Belo Horizonte. O projeto “Férias na Biblioteca” apresenta durante todo o mês de janeiro diversas atividades tais como oficinas literárias, rodas e clubes de leitura para todas as idades. As oficinas acontecem na Biblioteca Infantil e Juvenil de BH, nas Bibliotecas Regionais e nas bibliotecas dos Centros Culturais da FMC. As atividades são gratuitas e têm início nesta segunda-feira, dia 6. A grade completa está disponível no site www.bhfazcultura.pbh.gov.br.
As oficinas de férias têm como foco a escrita e a leitura. Boa parte destas oficinas propiciam aos participantes além da leitura compartilhada, a possibilidade de criação literária. É o caso, por exemplo, da oficina “Que história é essa?” ministrada por Amanda Dias, que reúne crianças para a leitura do livro “Bruxinha Zuzu e Gato Miú”, de Eva Furnari, e, em seguida, estimula os participantes a fazer uma reconstrução da sequência lógica de narrativas visuais encontradas em outros livros da autora.
Para Fabíola Farias, chefe do Departamento de Coordenação das Bibliotecas e Promoção da Leitura da FMC, as oficinas nas bibliotecas são um convite à fantasia. “O contato com a literatura nos possibilita o conhecimento de outros tempos e lugares, nos permite experimentar a experiência de outras pessoas, além de nos mostrar que as palavras constroem um mundo e um pensamento novo que nos ajudam a viver”, afirma.
Bibliotecas Públicas FMC
As bibliotecas públicas geridas pela Fundação Municipal de Cultura oferecem para toda a população, gratuitamente, jornais e revistas para leitura local, empréstimo de livros, acesso à internet, oficinas literárias, rodas e clubes de leitura e encontros com escritores. Nesses espaços podem ser encontradas milhares de publicações, tais como narrativas literárias e por imagem, poemas, romances, contos, crônicas, gibis, histórias em quadrinhos, textos teatrais, informativos, dicionários e almanaques.
Para pegar livros, gibis e revistas emprestados, basta se cadastrar em uma das bibliotecas apresentando documento de identidade e comprovante de residência. Os menores de 12 anos precisam da autorização dos pais ou responsáveis para fazer a carteirinha de leitor.
PBH
Nenhum comentário:
Postar um comentário