sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

São Paulo, o pedagogo dos cristãos

São Paulo - Comemorada como a Festa do Padroeiro da cidade de São Paulo, a "Conversão de São Paulo", de acordo com o cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, em seu mais recente artigo, "nos convida a descobrir no Apóstolo um exímio educador dos cristãos na Fé em Cristo".

"O Apóstolo não apenas se interessou em anunciar o Evangelho e dar início a comunidades cristãs, mas também as acompanhava, dando-lhes respaldo e formação cristã", escreveu. Em suas cartas, segundo Dom Odilo, encontramos passagens com a exposição, o aprofundamento e a defesa da Fé, características do Apóstolo. "Ninguém nasce cristão completo, mas aprende-se a ser; não basta ter, um dia, recebido a Fé cristã: é preciso dar passos, aprofundar e ampliar a experiência da Fé, aprender mais sobre o ‘mistério da Fé´ abraçado, perseverar e produzir os frutos da Fé. São Paulo nos dá o exemplo de verdadeiro pai e educador na Fé para suas comunidades", explicou. 

O cardeal ainda disse que São Paulo não apresenta um código de regras para a vivência cristã, mas coloca diante dos fieis as referências fundamentais, a partir das quais devemos modelar a cada passo a sua vivência na Fé. 

Uma referência constante nessa formação do cristão, continuou, é seu relacionamento novo com Deus, pois "uma mudança substancial realizou-se na vida de quem foi batizado e o fiel deve tratar com Deus como ‘filho querido´, e não mais como alguém distante e estranho de Deus. 

A segunda referência fundamental para a educação na Fé destacada por Dom Odilo é a vida nova em Cristo. "Quem foi batizado, tornou-se filho de Deus pela Fé em Cristo, revestiu-se de Cristo, tornou-se um só em Cristo, com os outros batizados, e tem a mesma esperança por causa da promessa de Deus realizada por meio de Cristo (cf Gl 3,26-29). A vida cristã é um constante ‘estar em Cristo´", comentou. 

Já a terceira referência para a educação do cristão, conforme o purpurado, é a relação com a comunidade de Fé, pois "o cristão não vive isolado, nem crê sozinho". "Ele precisa crescer como membro do corpo de Cristo, cada um dando a sua contribuição para o crescimento da Igreja (cf Ef 4,1ss)". 

Ainda segundo Dom Odilo, os dons que cada um recebeu do Espírito Santo devem ser colocados a serviço do "corpo de Cristo", do qual todos somos membros (cf 1Cor 12). "Cada um deve ajudar a edificar o templo de Deus, mas ver bem com que material está construindo (cf 1Cor 3,10). A boa qualidade da vida cristã é pedida a todos", acrescentou. 

No final de seu artigo, o Arcebispo escreveu que o Apóstolo São Paulo nos exorta a não desanimarmos, mas perseverarmos na Fé. "Aquele que começou em vós a boa obra há de levá-la a bom termo" (cf Fl 1,6).
SIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário