terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

ESDHC: Dom Helder promove 1º Encontro da Comunidade Acadêmica de 2014

Para promover uma troca de conhecimentos e reflexões sobre temas que auxiliam no desenvolvimento intelectual, a Escola Superior Dom Helder Câmara realizou, na manhã do último sábado (08), o 1º Encontro da Comunidade Acadêmica de 2014. Professores, alunos (monitores), mestrandos, doutorandos e funcionários lotaram o Centro Dom Helder de Convenções para compartilhar experiências e assistir à palestra “O que eu gostaria de ter aprendido antes de me tornar professora”, ministrada pela professora, doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento, membro da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento e da Associação Brasileira de Neuropsicologia, Lucília Panisset Travassos*.
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Segundo o reitor da Dom Helder, professor Paulo Umberto Stumpf, essa reunião geral contribui, cada vez mais, para o desenvolvimento da comunidade acadêmica. “É um momento de reflexão, de debates sobre temas gerais. No ano passado tivemos uma primeira reunião sobre motivação na área de ensino. A segunda tratou do desenvolvimento do pensamento crítico da pesquisa. E esta visa pensarmos juntos a contextualização do ensino para o público específico que está chegando ao ensino superior”. Ele afirma que, sem dúvida, um dos maiores desafios é desenvolver metodologias e linguagens próprias que sejam eficazes para o público ao qual se destina.
Lucília Panisset Travassos explicou que a ideia ao longo da palestra foi trabalhar as neurociências aplicadas à educação, do ponto de vista de termos um ensino para a aprendizagem. “Temos visto, por exemplo, em termos de Brasil, a quantidade de pessoas que não passam no Exame da Ordem. Deve ser porque tiveram, às vezes, algum tipo de empecilho para aprender. Por isso discutimos o que se sabe hoje sobre o cérebro e como isso pode influenciar em uma melhor prática pedagógica e em um melhor desempenho do aluno”. No debate também foi analisado o que interfere positivamente e negativamente que o cérebro processe informações.
Avaliação
O advogado do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) e professor de Direito Penal e Processo Penal da Escola Superior Dom Helder Câmara, Carlos Henrique Carvalho Amaral, ressaltou que no encontro foi feito um debate muito interessante sobre como é o aprendizado. “Trocamos experiências com outros educadores e alunos. Também é a oportunidade de vermos o que pode ser melhorado dentro da sala de aula e de termos um contato direto com os alunos fora da sala. É muito bom quando alguém dá um retorno do trabalho que você está fazendo”, pontua.
A caloura do mestrado Adriana Neves Gomes de Azevedo conta que aproveitará ao máximo todas as dicas de aprendizado passadas na palestra, porque seu objetivo é se tornar professora. “O meu sonho, na verdade, é dar aulas na Dom Helder. Esta é uma instituição muito séria, o que se pode verificar pelas notas que ela obteve no Ministério da Educação (MEC). Escolhi a Dom Helder pela seriedade do trabalho, pela responsabilidade com os alunos e pelo que realmente tem que ser passado aos estudantes. Pretendo aplicar todas as dicas discutidas aqui ao longo do mestrado e também ao longo da carreira”.
Na opinião da também caloura do mestrado, Heloísa Tomelin Coelho, é importante que essas dicas de aprendizado e reflexões sejam feitas logo no início do semestre, até para que o aluno não se sinta perdido. Para a monitora e aluna do 5º período manhã, Alessandra Cristina de Freitas Moreira, a temática da palestra foi bem edificante. “Qualquer reflexão que busca aprimorar o aprendizado é válida. Sem falar que o encontro aproxima professores e alunos”, conclui.
*Educadora com mais de quatro décadas de experiência profissional em magistérios e coordenação, da Educação Básica a grupos de Pós-Graduação, a professora Lucília Panisset é Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, onde também obteve seu título de mestre em Engenharia de Produção de Mídia e Tecnologia, com ênfase em Psicologia das Organizações.

Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Inglês (UFMG) e em Psicopedagogia (PUC Minas), Lucília iniciou sua trajetória acadêmica com o Bacharelado e a Licenciada em Letras (Português/Inglês). É formada em Programação Neurolinguística, pela International Neurolinguistics Programming Trainers Association, de Londres, e em Nuevos Aportes de la Psicopedagogia Clinica Ante El Diagnóstico de ADD/ADHA, na Escuela Psicopedagogígica de Buenos Aires, Argentina e além de atuar em projetos nacionais e internacionais como tradutora e intérprete de língua inglesa. 
Redação Dom Total

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