Jerusalém (RV) – O Patriarca latino de Jerusalém, Dom Fouad Twal, espera que a primeira visita do Papa Francisco à Terra Santa, de 24 a 26 de maio, não se transforme num "show". Para ele, o mais importante é que a comunidade cristã entenda a mensagem que Francisco levará consigo.
Falando a jornalistas quarta-feira, 16, a máxima autoridade católica romana na Terra Santa evocou a necessidade para o povo palestino de “conhecer suas fronteiras”, sublinhando que “questões importantes como o status de Jerusalém e o direito de retorno dos refugiados palestinos precisam de respostas concretas”.
"O Santo Padre não virá para resolver o conflito israelense-palestino ( ... ). A dimensão política não deixa de ser inseparável da dimensão espiritual , mas não devemos ter expectativas além do que a visita poderia produzir", disse por sua vez Dom William Shomali, bispo auxiliar do Patriarcado Latino de Jerusalém e Territórios Palestinos.
Negociações entre Israel e palestinos estão em curso desde julho passado, sob o patrocínio dos Estados Unidos, mas estão num impasse e não produziram algum resultado tangível.
Papa Francisco é aguardado no próximo mês em Jerusalém para sua primeira peregrinação à Terra Santa, de 24 a 26 de de maio.
Os cristãos representavam mais de 18% da população da Terra Santa até a criação do Estado de Israel, em 1948, mas hoje são menos de 2%, em maioria ortodoxa.
(CM)
Rádio Vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário