terça-feira, 1 de abril de 2014

Vaticano: Papa reuniu-se com chefes dos dicastérios da Cúria Romana

Encontro debateu aplicação da «Evangelii Gaudium» às estruturas centrais de governo da Igreja Católica

D.R.
Cidade do Vaticano, 01 abr 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco encontrou-se hoje no Vaticano com os chefes dos dicastérios da Cúria Romana, anunciou a sala de imprensa da Santa Sé.
O comunicado oficial refere que a reunião de trabalho teve como objetivo “informar sobre o modo como a exortação apostólica Evangelii Gaudium se deve refletir” na atividade dos organismos centrais do governo da Igreja Católica.
A reunião decorreu na sala Bolonha do palácio apostólico do Vaticano, esta manhã.
A exortação apostólica ‘Evangelii Gaudium’ (A alegria do Evangelho), primeiro documento do género escrito pelo Papa, apresenta o projeto de uma “nova etapa de evangelização”, nos próximos anos.
O texto publicado em novembro de 2013 retoma as principais preocupações manifestadas por Francisco desde o início do seu pontificado e fala numa Igreja “em saída” e atenta às “periferias”, bem como a “novos âmbitos socioculturais”.
A exortação apostólica refere-se a uma “conversão do papado” e questiona uma “centralização excessiva” que complica a vida da Igreja e a sua dinâmica missionária.
O Papa repete o desejo de “uma Igreja pobre”, "ferida e suja” após sair à rua, porque “uma fé autêntica – que nunca é cómoda nem individualista – comporta sempre um profundo desejo de mudar o mundo, transmitir valores”.
“Não quero uma Igreja preocupada com ser o centro, e que acaba presa num emaranhado de obsessões e procedimentos”, adverte.
OC

Nenhum comentário:

Postar um comentário