Cidade do Vaticano (RV) - Amigo ouvinte, a edição de hoje do quadro "Nova Evangelização e Concílio Vaticano II" prossegue com a contribuição do Bispo da Diocese de Irecê (BA), Dom Tommaso Cascianelli, CP, com quem temos contado estes dias neste nosso espaço de formação e aprofundamento.
Dando continuidade a suas considerações acerca deste grande evento religioso do Séc. XX do qual estamos celebrando 50 anos, o religioso passionista de origem italiana – no Brasil desde 1980 – afirmou-nos, na edição passada, que o Concílio ecumênico foi muito mais acolhido na América do Sul do que na Europa e que a América Latina foi a primeira porta que se abriu para acolher o Vaticano II, identificando como expressão visível de amadurecimento desta Igreja a eleição do Sucessor de Pedro filho desta terra.
Aproveitamos essa ponderação do bispo da diocese da Chapada Diamantina para evocar o aspecto de responsabilidade da Igreja na América Latina com a eleição do Papa Bergoglio e, ao mesmo tempo, a contribuição de dinâmica e vitalidade que esta Igreja latino-americana pode dar para a Igreja no mundo inteiro, talvez, de modo particular, para a Igreja na velha e cansada Europa.
Tendo diante de si o fato de que é o Espírito Santo que conduz a Igreja, Dom Tommaso retoma suas considerações ressaltando que o Espírito Santo sabe sempre o que faz, afirmando que este momento histórico porque passam a Igreja e a sociedade precisava de um Papa Francisco, com o exemplo e o testemunho como vive seu ministério petrino, qual modelo a ser seguido pela Igreja no mundo inteiro. Vamos ouvir:
Rádio Vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário