Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé destaca crescimento da Igreja Católica na antevisão da visita de Francisco
Cidade do Vaticano, 08 ago 2014 (Ecclesia) – O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé destacou, esta quinta-feira, o aumento de batizados na Correia do Sul e apresentou as particularidades da viagem do Papa Francisco àquele país asiático, de 14 a 18 de agosto.
“O Papa Francisco vai visitar um país em que a mensagem cristã não foi divulgada através do empenho missionário mas pelo interesse e pelo empenho de um grupo de leigos”, referiu o padre Federico Lombardi, na sala João Paulo II, no Vaticano.
O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé acrescentou que a difusão do cristianismo na Coreia do Sul, por grupo de leigos, surgiu pelo interesse no trabalho de um missionário italiano jesuíta na China, no final do século XVI.
O Papa Francisco chagará à Coreia do Sul no dia 14 de agosto, após 11 horas de viagem desde Roma, para proferir 11 discursos, quatro dos quais em inglês e os restantes em italiano.
Na visita apostólica o Papa Francisco vai beatificar 124 mártires da Igreja coreana da primeira geração de cristãos naquele país asiático, no dia 15 de agosto, na Porta de Gwanghwamun, em Seul, a capital sul-coreana.
O padre Federico Lombardi disse que esta é “uma Igreja de martírio” mas assinalou o “crescimento substancial” da Igreja católica na Coreia do Sul, com “aumento” anual de “batizados”.
Outro momento importante na viagem do Papa é o encontro com os jovens, no Santuário de Solmoe, que participam na VI Jornada asiática da Juventude, no dia 15 de agosto, Festa da Assunção de Nossa Senhora, mas na Coreia do Sul assinalam o dia da liberdade e a festa nacional.
Do programa da visita do Papa, o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé destacou ainda no dia 16 de agosto, sábado, o encontro com as comunidades religiosas da Coreia do Sul, no Training Center "School of Love", em Kkottongnae, e o encontro com os líderes do apostolado dos leigo, na mesma cidade mas no Centro de Espiritualidade.
No dia 17 de agosto, Francisco preside à Missa de encerramento do VI Jornada Asiática da Juventude, no Castelo de Haemi, às 16:30 e, no último dia da visita, no dia 18 de agosto, celebra a Eucaristia pela Paz e a Reconciliação na Catedral de Myeong-dong, em Seul .
Na conferência de imprensa de antevisão da viagem do Papa Francisco à Correia do Sul, de 14 a 18 de agosto, o responsável destacou também o “empenho eclesial” no desenvolvimento da Igreja na Coreia que “representa cerca de 10% da população e está em franca expansão”.
O Papa Francisco voltará à Ásia em janeiro de 2015 para visitar o Sri Lanka e as Filipinas, entre os dias 12 e 19
RV/CB/PR
Nenhum comentário:
Postar um comentário