segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Manila: Pobres serão tema do Ano Pastoral 2015

Manila, 25 ago (SIR) – Os cuidados e a atenção pelos pobres serão o tema do Ano pastoral 2015 da Conferência Episcopal filipina. Especificamente, os bispos refletirão sobre o “compromisso de ser realmente uma Igreja pobre para os pobres”, como quer o Papa Francisco, que justamente de 15 a 19 de janeiro de 2015, visitará as Filipinas.
Enfrentar desafios como fome, pobreza, globalização e mudanças climáticas e erradicar os males da corrupção e dos desequilíbrios político-econômicos da sociedade serão os principais desafios a enfrentar, neste contexto. “Toda a Igreja – ressaltam os bispos – ricos e pobres, poderosos e não poderosos, devem ser solidários em restabelecer integridade e verdade, justiça, paz e amor no país”.
A escolha do tema do Ano Pastoral se insere no âmbito dos “Nove anos para a nova evangelização” lançados pelo episcopado. Iniciados em 2013, em coincidência com o Ano da Fé convocado por Bento XVI, o projeto “Nove anos” refletiu entre 2013 e 2014 sobre a formação integral para a fé e sobre o papel dos leigos, “agentes de evangelização e promotores de transformação social”.
Em 2016, o tema será “Eucaristia e família”, em 2017, a paróquia como comunidade de comunidades; e no biênio 2018-2019, será a vez dos jovens, “a chave da nova evangelização”. Em 2020, os bispos filipinos propõem o ecumenismo e dialogo inter-religioso, e enfim, 2021, último ano do projeto episcopal, será reservado à “missio ad gentes”.
SIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário