A implementação do projeto dos Direitos Humanos na sociedade contemporânea passa por pelo menos 14 pontos centrais. A análise é do deputado federal Nilmário Miranda, que encerou, na noite desta quinta-feira (28), o seminário‘Os Direitos Humanos como um projeto de sociedade’, realizado na Escola Superior Dom Helder Câmara.
Nilmário Miranda foi um dos palestrantes da mesa ‘Os desafios para a implementação do projeto dos Direitos Humanos na sociedade contemporânea’, coordenada pelo docente da Dom Helder Câmara, João Batista Moreira Pinto. Os professores José Geraldo de Souza Júnior, da Universidade de Brasília(UNB), e Diego de Oliveira Silva, membro da Defensoria Pública da União (DPU-MG), completaram o trio de palestrantes.
Os 14 pontos centrais destacados por Nilmário Miranda abrangem diversos problemas da atualidade. “Direitos Humanos, no meu entendimento, é a capacidade de fazer uma agenda de cada momento e que possa abraçar o todo”, ressaltou, em entrevista ao DomTotal, antes de enumerar os pontos:
Cultura de paz; memória, verdade e Justiça; defesa do Estado Laico; menos poder para ruralistas; morte de jovens negros; segurança pública; risco da redução da maioridade penal; trabalho infantil; trabalho escravo; acesso à Justiça; questão socioambiental; tráfico de pessoas; violência doméstica; democratização da mídia; transporte como direito social.
Os trabalhos da noite foram abertos por Solon Eduardo Annes Viola, docente da UNISINOS, com a mesa ‘Os desafios do processo educacional para um projeto plural de sociedade’, da qual fizeram parte os professores Alexandre Bernardino Costa (UNB) e Egídia Maria de Almeida Aiexe, integrante do Comitê Mineiro de Educação em Direitos Humanos (COMEDH). Samuel Santos Felisbino Mendes, professor da Dom Helder, coordenou os trabalhos.
“O primeiro desafio comum é perguntar se a nossa sociedade já é culturalmente uma sociedade plural”, ponderou Solon. “É preciso saber se essa pluralidade que se constituiu efetivamente na dimensão da economia, da sociedade e da própria cultura já se instituiu no sistema educacional brasileiro. Quero sugerir que em parte sim, mas ainda estamos longe de termos uma educação como uma educação plural de sociedade”, completou o professor, na abertura de sua palestra.
Avaliação
O seminário ‘Os Direitos Humanos como um projeto de sociedade’, que começou nessa quinta-feira (27), reuniu especialistas, doutores, mestres, militantes e defensores dos Direitos de vários estados dos Brasil. Responsável pelo evento, o professor João Batista Moreira Pinto destacou a importância do debate e da troca de experiência.
“Foi um seminário de grande relevância para a discussão sobre a efetividade dos Direitos Humanos e um novo projeto de sociedade, pensando no papel que os Direitos Humanos têm em uma sociedade, marcada por desigualdades", avaliou. “Todas a mesas foram muito ricas e os palestrantes trouxeram dados sobre todas as perspectivas que nós nos propusemos a analisar”, completou.
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Debate sobre processo de constituição abre seminário
Nilmário Miranda foi um dos palestrantes da mesa ‘Os desafios para a implementação do projeto dos Direitos Humanos na sociedade contemporânea’, coordenada pelo docente da Dom Helder Câmara, João Batista Moreira Pinto. Os professores José Geraldo de Souza Júnior, da Universidade de Brasília(UNB), e Diego de Oliveira Silva, membro da Defensoria Pública da União (DPU-MG), completaram o trio de palestrantes.
Os 14 pontos centrais destacados por Nilmário Miranda abrangem diversos problemas da atualidade. “Direitos Humanos, no meu entendimento, é a capacidade de fazer uma agenda de cada momento e que possa abraçar o todo”, ressaltou, em entrevista ao DomTotal, antes de enumerar os pontos:
Cultura de paz; memória, verdade e Justiça; defesa do Estado Laico; menos poder para ruralistas; morte de jovens negros; segurança pública; risco da redução da maioridade penal; trabalho infantil; trabalho escravo; acesso à Justiça; questão socioambiental; tráfico de pessoas; violência doméstica; democratização da mídia; transporte como direito social.
Os trabalhos da noite foram abertos por Solon Eduardo Annes Viola, docente da UNISINOS, com a mesa ‘Os desafios do processo educacional para um projeto plural de sociedade’, da qual fizeram parte os professores Alexandre Bernardino Costa (UNB) e Egídia Maria de Almeida Aiexe, integrante do Comitê Mineiro de Educação em Direitos Humanos (COMEDH). Samuel Santos Felisbino Mendes, professor da Dom Helder, coordenou os trabalhos.
“O primeiro desafio comum é perguntar se a nossa sociedade já é culturalmente uma sociedade plural”, ponderou Solon. “É preciso saber se essa pluralidade que se constituiu efetivamente na dimensão da economia, da sociedade e da própria cultura já se instituiu no sistema educacional brasileiro. Quero sugerir que em parte sim, mas ainda estamos longe de termos uma educação como uma educação plural de sociedade”, completou o professor, na abertura de sua palestra.
Avaliação
O seminário ‘Os Direitos Humanos como um projeto de sociedade’, que começou nessa quinta-feira (27), reuniu especialistas, doutores, mestres, militantes e defensores dos Direitos de vários estados dos Brasil. Responsável pelo evento, o professor João Batista Moreira Pinto destacou a importância do debate e da troca de experiência.
“Foi um seminário de grande relevância para a discussão sobre a efetividade dos Direitos Humanos e um novo projeto de sociedade, pensando no papel que os Direitos Humanos têm em uma sociedade, marcada por desigualdades", avaliou. “Todas a mesas foram muito ricas e os palestrantes trouxeram dados sobre todas as perspectivas que nós nos propusemos a analisar”, completou.
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Redação DomTotal
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