Com o tema “O respeito à vida, caminho para a paz”, o evento reúne cerca de mil participantes na Pontifícia Universidade Bolivariana provenientes de 16 países latino-americanos, mas também de Bélgica, França, Itália, Holanda, Espanha e Índia.
Numa mensagem assinada pelo Secretário de Estado, Card. Pietro Parolin, o Papa Francisco faz votos aos participantes para que “reflitam sobre o nexo indissolúvel que une a paz ao respeito pela vida humana, de modo que o anseio pela paz seja cada vez mais radicado em seus corações”.
“Num mundo globalizado, que nos aproxima sempre mais, contudo, sem nos tornar mais irmãos, Sua Santidade convida a promover a cultura do encontro e do empenho pelo bem comum, que tem início com o respeito pela dignidade da pessoa, base da convivência humana e do desenvolvimento solidário de todos os povos”, lê-se ainda na mensagem.
Também o Papa emérito Bento XVI enviou uma saudação ao Congresso em Medellín, definindo o tema “uma matéria de grandíssima atualidade”.
Na realidade, afirma Bento XVI, “o empenho pela paz – tão fundamental num mundo dilacerado pela violência – começa com o respeito incondicionado pela vida do homem, criado à imagem de Deus e, portanto, dotado de dignidade absoluta. O tema da paz e do respeito pela vida estão ligados à fé em Deus Criador como a verdadeira garantia da nossa dignidade”.
A Fundação Vaticana Joseph Ratzinger - Bento XVI nasceu em 2010. Em 2012, o II Congresso Internacional foi realizado no Rio de Janeiro.
(BF)
Nenhum comentário:
Postar um comentário