Canal de SAC dos aplicativos também terá envio de vídeos e fotos.
Por mês, app faz 10 mil atendimentos de empresas, como Ticket for Fun.
Enviar um “zap zap” a empresas para reclamar dos serviços prestados por ela ou de algum produtos vendido é o negócio do “WhatSAC”, assumidamente inspirado no irmão famoso, WhatsApp. Para que os atendentes não deixem os clientes esperando, a partir de dezembro, o aplicativo passará vai sinalizar se as mensagens forem lidas, recurso “dedo-duro” que foi implementado nesta quarta-feira (5) pelo aplicativo original e causou frisson entre os usuários. No caso do “clone”, a mudança, porém, virá para ajudar os clientes, afirmou ao G1 o diretor de negócios Rodrigo Braga.
Lançado há cinco meses, o WhatSAC já é utilizado como canal de atendimento ao consumidor por 32 empresas, tais como a Tickets for Fun, a rede varejista Le Postiche, a incorporadora Brookfield. Mais 30 estão concluindo cadastro, diz Barra. Isso deve aumentar os quase 10 mil atendimentos a, em média, 5 mil pessoas.
Funciona assim: ao ser aberto, em vez adicionar os números da agenda à lista de contatos, o app exibe quais empresas estão presentes; a partir daí, a troca de mensagens é idêntica à do WhatsApp (Gratuito, o app pode ser enconra aqui para Android e aqui para iOS).
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Dada a especificidade do aplicativo, há funções diferentes. O atendente do SAC de uma empresa sabe quando um cliente deixou a conversa. “Preciso saber no meu atendimento quem é que tá com o meu aplicativo aberto, esperando uma resposta, e quem fechou o aplicativo e pode esperar um pouco mais”, diz o executivo. Diferentemente dos call centers, onde cada funcionário atende um cliente por vez, no WhatSAC, são até dez resoluções de problema simultaneamente.
Mais parecido com o WhatsApp
Nos próximos meses, a ferramenta vai se tornar um pouquinho mais parecido com o WhatsApp. Em dezembro, ganhará recurso que exibe aponta se as mensagens foram lidas e quando isso ocorre. Se no aplicativo comprado pelo Facebook, os usuários reclamam que a nova função mostra quando são ignorados ou os impedem de ler mensagens que não querem responder, no WhatSAC, servirá para pressionar os atendentes a agir de forma mais rápida, diz Braga.
Nos próximos meses, a ferramenta vai se tornar um pouquinho mais parecido com o WhatsApp. Em dezembro, ganhará recurso que exibe aponta se as mensagens foram lidas e quando isso ocorre. Se no aplicativo comprado pelo Facebook, os usuários reclamam que a nova função mostra quando são ignorados ou os impedem de ler mensagens que não querem responder, no WhatSAC, servirá para pressionar os atendentes a agir de forma mais rápida, diz Braga.
Ainda no mês que vem, o aplicativo passará a permitir a troca de vídeos e fotos. Essas imagens servirão, por um lado, para as empresas informarem aos clientes quais são os procedimentos básicos para reparo de algum produto e, por outro, para os consumidores mostrarem qual é a falha. Em fevereiro, o app vai liberar que as pessoas compartilhem sua localização com as empresas, o que pode ajudar no caso de atendimentos in loco.
Vai mandar fax?
Incluir mensagens de áudio, que são bastante usadas no WhatsApp, não está nos planos. “Deixar de usar voz já é uma realidade muito grande entre os consumidores.” O diretor nega que o novo recurso do aplicativo adquirido pelo Facebook tenha servido de inspiração para a função "dedo-duro" do WhatSAC. "Já estava no nosso 'roadmap' [planejamento."
Incluir mensagens de áudio, que são bastante usadas no WhatsApp, não está nos planos. “Deixar de usar voz já é uma realidade muito grande entre os consumidores.” O diretor nega que o novo recurso do aplicativo adquirido pelo Facebook tenha servido de inspiração para a função "dedo-duro" do WhatSAC. "Já estava no nosso 'roadmap' [planejamento."
Não há como negar, porém, onde surgiu a inspiração para o app, a começar pelo nome. “Quando você abre o WhatsApp, enxerga pessoa. Quando abre o WhatSAC, enxerga empresas”, diz Braga. Apesar disso, a empresa atribuiu a criação de um SAC por mensagens instantâneas on-line à predisposição das pessoas em usar apps de bate-papo, movimento que encontra em cada parte do mundo o seu representante. Se aqui no Brasil, é o WhatsApp que dá as cartas, na China, o top é o WeChat.
“Todos esses apps de mensagem mudaram a forma como as pessoas se comunicam. Imagina hoje se a pessoa quiser uma te mandar um e-mail e a empresa dizer que só tem fax? Você já ficou para trás”
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