quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Primavera chegará mais cedo nos EUA

Cientistas dizem que a mudança também terá grandes impactos sobre plantas e animais.

O aumento das temperaturas globais devido à mudança climática trará a primavera para os Estados Unidos cerca de três semanas mais cedo do que o habitual nas próximas décadas - informaram cientistas nesta quarta-feira.
Enquanto quem não gosta do inverno pode receber tal notícia com entusiasmo, os cientistas dizem que a mudança também terá grandes impactos sobre a estação de crescimento das plantas e os animais que dependem da vegetação.
"Nossas projeções mostram que o inverno será mais curto - o que parece ótimo para quem está em Wisconsin", disse Andrew Allstadt, da Universidade de Wisconsin, Madison, co-autor do estudo publicado na edição de 14 de outubro da revista Environmental Research Letters.
"Mas as aves migratórias de longa distância, por exemplo, programam sua migração com base na duração do dia na faixa de inverno. Isso pode fazer com que eles cheguem a seu terreno fértil e descobrir que os recursos de plantas de que eles necessitam já acabaram".
A pesquisa prevê as datas da emergência de folhas e flores com base na duração do dia, e sugere que a primavera vai chegar uma média de três semanas mais cedo durante o próximo século.
As mudanças mais rápidas poderão ser vistas em plantas no noroeste do Pacífico e regiões montanhosas do oeste dos Estados Unidos.
Mudanças menores devem ser vistas no sul, onde a primavera já chega mais cedo.
O estudo apontou que o início do crescimento de plantas na primavera já passou por mudanças anteriormente ao longo das últimos várias décadas - devido às temperaturas globais mais elevadas.
A equipe de pesquisa planeja expandir o estudo para incluir todos os tipos de condições meteorológicas extremas, incluindo secas e ondas de calor, e como eles afetam as populações de aves em refúgios de vida silvestre.
AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário