quarta-feira, 4 de novembro de 2015

“A Igreja faz diferença quando ela é capaz de ser Igreja da misericórdia”

Belo Horizonte, MG, 04 nov (sirnoticias@hotmail.com) - Cerca de 500 padres, religiosos e lideranças leigas da Arquidiocese de Belo Horizonte se reuniram neste sábado, 31 de outubro, para acompanhar as palavras proferidas pelo Cardeal Dom Cláudio Hummes, Arcebispo Emérito de São Paulo, ao longo do Encontro Arquidiocesano de Pastoral, realizado através do Vicariato para a Ação Pastoral, no auditório da Pontifícia Universidade Católica São Gabriel (PUC-São Gabriel).
Inspirada no tema do evento, "A conversão pastoral por uma Igreja em saída, à luz do pontificado do Papa Francisco", a conferência de Dom Hummes foi a oportunidade para que o purpurado pudesse conhecer diversas instituições mantidas pela Arquidiocese.
Nesta ocasião, destacou a admiração pelo Santuário Nossa Senhora da Piedade, sendo este "um lugar muito especial". "É um grande tesouro religioso, histórico, faz parte da alma religiosa do mineiro e tem que ser cultivado. É muito bonito, forte e também muito bem feito. Sua estrutura respeita a natureza, além de ser acolhedor e de grande beleza. Mas, Nossa Senhora da Piedade é o grande centro de tudo ali. É ela quem de fato atrai cada pessoa que visita o Santuário", afirmou.
Por sua vez, o Arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, lembrou que "é sempre bom ter a presença dos irmãos bispos, daqueles que vêm nos enriquecer. Por isso, é que a Igreja é missionária. Vai, doa, recebe, e nessa dinâmica se enriquece. É o que acontece nessa oportunidade, com a presença de Dom Cláudio".
"O que estamos fazendo aqui, nesse Encontro Pastoral, é aumentar nosso ardor, fecundar nossa comunhão e nos deixar tocar, ao ouvir as reflexões, pela alegria do Evangelho. E só quando a gente é tocado pela alegria do Evangelho é que se tem a alegria de anunciar a Palavra".
Ainda conforme o cardeal, o Encontro Arquidiocesano de Pastoral pode ser considerado um caminho que vem sendo percorrido até a abertura do ano da misericórdia, simultaneamente com o início do caminho da V Assembleia do Povo de Deus.
O Pontificado do Papa Francisco também foi um dos assuntos discutidos na reunião. Segundo Dom Hummes, o Santo Padre "tem a grande coragem de sair, de fazer de Jesus Cristo uma boa notícia para todos, sobretudo para os pobres, para a periferia. Portanto, a Igreja tem que seguir esses mesmos passos, não pode ficar esperando em casa".
Nesse momento, o Cardeal resolveu dirigir uma pergunta aos participantes do encontro: "mas o que fazer na periferia?", indagou. E em seguida, respondeu: "anunciar Jesus Cristo, é claro, mas colocar tudo isso em prática. A Igreja faz a diferença quando ela é capaz de ser a Igreja da misericórdia".
Além disso, Dom Cláudio destacou a necessidade de as paróquias, comunidades de Fé e todas as outras instituições a se organizarem "Para ser uma Igreja realmente em saída, tudo aquilo que atrapalha essa caminhada deve ser deixado de lado. O Papa diz que a Igreja só vai, de fato, se atualizar, se ela se libertar daquilo que a impede ser mais missionária e mais misericordiosa".
SIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário