sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Mostra premia grupos de pesquisa e iniciação

A Pró-reitoria de Pesquisa promoveu, nesta quarta-feira (17), a segunda edição da Mostra Científica Dom Helder Câmara. O evento contou a participação dos seis grupos de iniciação científica e dos treze grupos de pesquisa da Escola, que apresentaram os resultados alcançados em 2015.
Já no hall de entrada, uma série de pôsteres destacava a volumosa produção dos pesquisadores. “Estou muito feliz, nos preparamos bastante para este evento. Sei como foi trabalhoso para professores e alunos, mas resultados foram muito proveitosos. A pesquisa alcançou status de excelência em 2015, sem dúvidas foi um ano enriquecedor”, afirmou a professora Beatriz Costa, pró-reitora de pesquisa.
No auditório, a professora juntou-se aos professores Paulo Stumpf, reitor da Dom Helder; e José Adércio Leite Sampaio, coordenador do mestrado; para compor a mesa solene de abertura. De acordo com o reitor Paulo Stumpf, nada caracteriza melhor a pós-graduação do que a pesquisa.
“É através dela que podemos contribuir para a evolução da ciência. (...) Dessa forma, a Dom Helder quis dar a maior relevância possível aos grupos, com incentivos para a participação em congressos e seminários, premiação, entre outros. Desde já, parabenizo a todos que participam deste belíssimo trabalho de pesquisa da nossa instituição”, destacou.

Iniciação científica
Coube aos grupos de iniciação científica a tarefa de abrir os trabalhos da noite. E com uma surpresa: o grupo com melhor apresentação também seria premiado [o edital divulgado previamente contemplava apenas os grupos de pesquisa].
O julgamento foi feita pela plateia, que recebeu cédulas de votação e elegeu o grupo ‘O Estado de Exceção como paradigma de governo no Estado Brasileiro’, coordenado pelos professores José Adércio Leite Sampaio e Eron Geraldo de Souza.

Grupos de pesquisa
Já os grupos de pesquisa foram avaliados por uma comissão, formada pelos professores Francisco Haas, Beatriz Costa, Valdênia Geralda, Anacélia Santos e Estevão Freitas. Veja abaixo os ganhadores:
1º lugar – Direito Internacional dos Recursos Naturais (DIRNAT)
Líder: Prof. Dr. André de Paiva Toledo.
2º lugar – Direito dos Animais, Economia, Cultura, Sustentabilidade e desafios da Proteção Internacional
Líder: Prof. Dr. Kiwonghi Bizawu
3º lugar – Direito penal e a proteção das gerações futuras: a defesa do ambiente
Líder: Prof. Dr. Luiz Gustavo Gonçalves Ribeiro
4º lugar – Bioética Socioambiental e Direito (Centro de Estudos em Biodireito – CEBID – Dom Helder)
Líder: Prof. Dr. Bruno Torquato de Oliveira Naves
5º lugar – Produção de energia e Proteção da Paisagem: Uma Discussão Necessária
Líder: Prof.ª Dr.ª Maraluce Maria Custódio
6º lugar – Regulação ambiental da atividade econômica sustentável (REGA)
Líder: Prof. Dr. Magno Federici Gomes
7º lugar – A gestão do patrimônio ambiental e a mineração: as medidas compensatórias ambientais e o desenvolvimento sustentável
Líder: Romeu Faria Thomé da Silva
8º lugar – Licenciamento ambiental e avaliação de impacto
Líder: José Cláudio Junqueira
A comissão também entregou prêmio ao professor Sebastien Kiwonghi Bizawu, pró-reitor de pós-graduação, pela produção individual.

Direito dos animais
A mostra científica contou ainda com o lançamento do livro ‘O Direito dos animis na contemporaneidade: proteção e bem-estar animal’, coordenado pelo professor Sebastien Kiwonghi Bizawu. 
Redação Dom Total

Nenhum comentário:

Postar um comentário