Mons. Janusz Urbanczyk – Observador Permanente da Santa Sé na OSCE – apresentação relatório sobre as minorias em Viena, na Áustria
Na apresentação do relatório sobre as minorias, Mons. Janusz Urbanczyk – Observador Permanente da Santa Sé na OSCE – disse que “A santa Sé está profundamente preocupada com o aumento da difusão no continente europeu de uma linguagem cada vez mais hostil contra as minorias.”
O representante vaticano na Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) afirmou que “Prevenir as expressões de ódio significa prevenir os conflitos e promover a paz e a estabilidade em nossa região”.
“É preciso evitar a consequência trágica daquele terreno escorregadio que muitas vezes começa com a zombaria ou com outras formas de exclusão social”, disse o prelado, “que por sua vez levam a atos de discriminação, às vezes sancionados na legislação, e desencadeiam uma intolerância que se transforma em violência”.
“A educação, sobretudo dos jovens”, afirmou o representante da Santa Sé, “desempenha um papel fundamental na obra de prevenção dos conflitos e na promoção de uma verdadeira tolerância e da não discriminação”.
Nesse sentido a Santa Sé deseja que sejam promovidos programas educacionais que reforcem “uma melhor compreensão e o respeito pelas diferentes culturas, etnias e religiões”. Programas que difundam os “valores universais, como o respeito pela dignidade de cada pessoa, a solidariedade entre as pessoas e o respeito pela religião dos outros”, concluiu o observador. Zenit
Nenhum comentário:
Postar um comentário