sábado, 23 de julho de 2016

Os arranha-céus da Idade Média


Durante séculos, as catedrais góticas foram os edifícios mais altos na terra
Qualquer um que visitar hoje a Catedral de São Patrício, em Nova York, pode dizer que se trata de um edifício pequeno, se comparado ao Rockefeller Center, que está bem a sua frente. Mas isso nem sempre foi assim. Em 1311, os pináculos da catedral de Lincoln, na Inglaterra, chegaram a exceder a altura da Grande Pirâmide de Gizé.

Durante séculos, esses edifícios (como diria um jesuíta, construídos para “maior glória de Deus”) foram os mais altos sobre a face da terra, até a construção doHome Insurance Building, em Chicago, em 1884, considerado o primeiro arranha-céu.

Neste artigo, nós quisemos compartilhar quatro das mais impressionantes catedrais inglesas, apelidadas com justiça de “os pilares do mundo”. 
Catedral de Cantuária, Kent:
web-england-canterbury-cathedral-2-troy-david-johnston-cc
web-england-canterbury-cathedral-2-troy-david-johnston-cc
Uma das maiores e mais famosas das catedrais da Inglaterra, a Catedral de Cantuária é conhecida principalmente por seus vitrais dos séculos XII e XIII, por sua torre principal, por abrigar o túmulo de Eduardo de Woodstock (apelidado “o Príncipe Negro” por Shakespeare) e por ser o lugar onde Thomas Becket foi assassinado.
 
 Catedral de Ely, Cambridgeshire:
web-england-ely-cathedral-andy-lapham-cc
Arquitetonicamente, a Catedral de Ely é excepcional, tanto pela sua monumental escala como pela abundância de detalhes estilísticos na construção.

Construída em um estilo românico monumental (e não em gótico, como a maioria das catedrais), o chamado “pórtico da Galiléia”, a capela e o próprio coro foram reconstruídos posteriormente atendendo aos ditames de um estilo gótico exuberante, vulgarmente conhecido como “gótico flamejante”.

Um dos elementos arquitetônicos que se destacam na construção é o octógono central do edifício, construído em 1322, considerado por especialistas como uma maravilha da arquitetura inglesa.
 Catedral de Lincoln, Lincolnshire:
web-england-ely-cathedral-andy-lapham-cc
web-england-lincoln-cathedral-3-gary-ullah-cc
Sendo hoje a terceira maior catedral em toda a Grã-Bretanha, a Catedral de Lincoln foi conhecida por ser o edifício mais alto do mundo durante 238 anos, de 1311 a 1549, e só porque nesse ano a ogiva central caiu e não pode ser reconstruída.

Ainda assim, o escritor vitoriano John Ruskin a descreveu como “a peça mais valiosa da arquitetura nas Ilhas Britânicas”.

   

Catedral de Wells, Somerset:
web-england-wells-cathedral-2-gary-ullah-cc
Wells tem sido frequentemente descrita como “a mais poética” das catedrais inglesas. Comparada a outras catedrais britânicas, é relativamente pequena.
web-england-lincoln-cathedral-3-gary-ullah-cc

Construída sobre uma antiga igreja que, por sua vez, tinha sido construída sobre as ruínas de um antigo povoado romano, Wells tem uma série de molduras de excepcional qualidade escultural e manteve a maioria de seus vitrais originais dos séculos XII e XIII.
web-england-wells-cathedral-2-gary-ullah-cc

Nenhum comentário:

Postar um comentário