sábado, 27 de agosto de 2016

Dom Helder e Dom Luciano: dois grandes amigos do Direito e da Justiça

 Resultado de imagem para foto dom helder e dom luciano
domtotal.com
Escola de Direito e de Engenharia fazem homenagem a Dom Luciano Mendes de Almeida.

Auditório Dom Luciano, no Campus II da Dom Helder / EMGE. Foto (Patrícia Azevedo / Dom Total)

Neste dia 27 de agosto, completam-se 10 anos do falecimento de Dom Luciano e 17 anos de Dom Helder Câmara. Para celebrar a Páscoa desses dois homens que passaram por este mundo fazendo o bem, a Escola de Direito Dom Helder e a Escola de Engenharia EMGE prestam homenagem inaugurando o auditório Dom Luciano, em seu Campus II.

Na ocasião, o reitor da EMGE, Prof. Franclim Sobral de Brito, citou um trecho da homilia de Dom Luciano, quando o mesmo presidiu a missa de inauguração da Escola Superior Dom Helder Câmara, no dia 14 de fevereiro de 2002:

“Dom Helder Câmara percorreu o mundo pregando a superação da violência e do racismo; o fim das guerras e das desigualdades sociais. Denunciou o absurdo de se gastar em armas de guerra os recursos que seriam suficientes para acabar com a fome. Alertou para o perigo do desrespeito à natureza; proclamou o direito à paz e as exigências da justiça. Despertou nos jovens a alegria de viver e de fazer o bem”.

E, na mesma ocasião, dirigindo-se à Comunidade Acadêmica, também disse Dom Luciano:

“(...) o Reino de Deus já está acontecendo. Mas podemos contribuir mais, agilizando autênticas transformações das estruturas políticas, econômicas, sociais. Fazendo com que o Direito não seja instrumento para perpetuar privilégios e desigualdades sociais, mas esteja a serviço da vida em plenitude e para todos. É preciso que em nossas atitudes pessoais, o outro, especialmente, o mais pobre e sofredor, seja prioridade. É preciso fazer com que nossas relações interpessoais sejam cada vez mais fraternas e construam novas relações de dignidade humana, de respeito e valorização das diferenças culturais, religiosas, sexuais e políticas. É preciso que, neste país, a promoção da justiça social seja prioridade absoluta da agenda política. Superar as condições que obrigam tantos brasileiros a passar fome deve ser uma obsessão de cada um de nós. Dom Helder dizia: ‘Deus me deu a graça de ter nascido numa época com tantos problemas, para que eu ajude a resolvê-los’. Que o mesmo Deus não nos permita descansar sossegados enquanto houver gente passando miséria. Peço a bênção de Deus para vocês: alunos, professores e todos os que trabalham nesta Instituição que escolheu por nome Dom Helder Câmara. Façam com que, efetivamente, o Direito se coloque a serviço da justiça, da dignidade humana, da construção da cidadania, do desenvolvimento de uma sociedade democrática, livre e justa para todos”.

Para o reitor da Dom Helder, o jesuíta Paulo U. Stumpf SJ, esta instituição portar o nome de Dom Helder Câmara e ter no Céu a amizade de Dom Luciano e Dom Helder é uma grande alegria e uma enorme responsabilidade. Afirmou: “Neste aniversário, renovamos o desejo e o compromisso para que a Escola de Direito Dom Helder e a Escola de Engenharia EMGE possam cada vez mais, inspiradas nas vidas e obras de Dom Helder e Dom Luciano, fazer o bem com excelência acadêmica e formando pessoas humanas para um mundo melhor.”


DomTotal / Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário