Agência Ecclesia 09 de Outubro de 2016, às 09:58
Iniciativa quer deixar marca do CNE no caminho para o Centenário das Aparições
Fátima, 09 out 2016 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima acolhe hoje o encerramento da peregrinação nacional promovida pelo Corpo Nacional de Escutas (CNE), que desde sábado levou 30 mil participantes à Cova da Iria.
O organismo católico adianta que estão presentes nesta iniciativa 500 agrupamentos de norte a sul do país, Madeira e Açores.
A atividade começou com uma peregrinação a pé de todos os escuteiros até ao santuário, com percursos de 4 a 8 km, com pontos de oração, reflexão, cânticos e aprendizagem histórica, culminando na Capelinha das Aparições.
De tarde, os escuteiros participaram em várias atividades ligadas ao centenário das aparições e ao Ano da Misericórdia, com passagem pela Porta Santa do jubileu, na Basílica da Santíssima Trindade.
A “cerimónia oficial” de apresentação a Nossa Senhora decorreu na Capelinha das Aparições, onde D. Joaquim Mendes, membro da Comissão Episcopal Laicado e Família e bispo auxiliar de Lisboa, se dirigiu a todos, desejando que esta peregrinação seja "um verdadeiro encontro” com Deus e uns com os outros.
A revista do CNE, ‘Flor-de-Lis’, relata ainda na sua edição online que Norberto Correia, chefe nacional do organismo, realçou a grande participação nesta atividade.
“Somos muitos e todos diferentes pela condição humana, mas somos um, no mesmo ideal, no mesmo desejo e missão de tornarmos este mundo melhor", declarou.
Em seguida, decorreu a bênção das bandeiras da peregrinação e a abertura oficial de campo.
O dia culminou a recitação do terço e procissão das velas, no recinto do Santuário de Fátima.
Com o tema ‘10.100FM – sintoniza-te nos trilhos da misericórdia’, a peregrinação nacional de escuteiros quis proporcionar aos agrupamentos a oportunidade de contactarem e interagirem com diversas instituições, missões, organismos presentes em Fátima.
Das diversas atividades escutistas e momentos de participação na programação do Santuário de Fátima destaca-se um ‘painel comemorativo’, ou seja, a construção de uma escultura em azulejo português, que vai ficar na capela da Casa do Escuteiro em Fátima, para assinalar o centenário das aparições.
A edição nº 181 do Semanário ECCLESIA apresentou o evento do CNE, num dossier com diversas entrevistas e documentação sobre o percurso do Corpo Nacional de Escuteiros, a sua metodologia e o impacto que tem na vida de milhões de pessoas.
OC
Nenhum comentário:
Postar um comentário