domtotal.com
Contra o clericalismo corporativista, resposta pode estar na valorização feminina e laical.
Assinatura do decreto pelo cardeal Ricardo Ezzati Andrello que nomeia María Francisca San Martín Camponovo como chanceler da Arquidiocese de Santiago. (iglesia.cl)
Em uma cerimônia simples na capela da Sé Arquiepiscopal, presidida pelo Cardeal Ricardo Ezzati, nesta quinta-feira, dia 21, assumiu como nova Chanceler da Arquidiocese a advogada María Francisca San Martín Camponovo, sendo a primeira vez na história desta Igreja local que um leigo assume essa responsabilidade.
O ato contou com a presença do Bispo Auxiliar Dom Fernando Ramos, vigários e funcionários da Cúria, bem como dos pais, irmãos e membros da comunidade de Schoenstatt a qual Maria pertence.
A cerimônia começou com a leitura, feita pelo até então chanceler interino, padre Jorge Sáez, do decreto assinado pelo cardeal Ricardo Ezzati Andrello que nomeia María Francisca San Martín Camponovo como chanceler da Arquidiocese de Santiago.
Posteriormente, a chanceler fez uma profissão solene de fé diante do pastor e, depois de assinar essa profissão, também fez uma solene promessa de fidelidade à Igreja, documento que também foi assinado por ela e pelo arcebispo.
Este último assinalou que esta nomeação e assunção ao cargo de chanceler "estamos fazendo, passando da dor à esperança. Enche-nos de esperança que na Igreja se reconheçam os erros e, ao mesmo tempo, que haja pessoas que queiram assumir fielmente um serviço que está chamado a ser sinal de credibilidade na missão da Igreja. Passamos, portanto, de uma dor que permanece, para uma esperança que continua crescendo".
O arcebispo afirmou que somos uma igreja sinodal, chamada a "ser sinal de Jesus Cristo, de seu amor salvífico, da sua misericórdia, para todos os homens e mulheres com quem compartilhamos nossa fé e vivemos nossa Igreja".
Dirigindo-se à advogada Maria Francisca San Martin, o Cardeal Ezzati disse: "Ânimo, porque a tarefa que você empreende não é uma tarefa que tenha que carregar apenas com seus ombros, mas terá a corresponsabilidade de todos aqueles que vão lhe acompanhar e ajudar. " Ele então pediu à nova chanceler que este serviço fosse feito "desde o coração da Igreja, uma igreja mãe, uma igreja irmã, uma igreja servidora, uma igreja próxima".
Por sua parte, o Vigário Judicial do Tribunal Eclesiástico de Santiago, Padre Jaime Ortíz de Lazcano, agradeceu o serviço prestado por María Francisca como auditora desse tribunal.
Não é a primeira vez que o arcebispo Ezzati nomeia uma mulher como chanceler. Ele o fez em 1996, sendo Bispo de Valdivia, quando designou Alejandra Oyarzún a este cargo, tarefa que ela ainda desempenha após 22 anos de nomeação.
Tempos de renovação
Consultada pelo atual contexto da Igreja e pelo fato de que pela primeira vez uma leiga foi nomeada a uma missão tradicionalmente em mãos de padres, Francisca San Martín disse: "É hora de se renovar, a incorporação dos leigos é importante, porque somos todos Igreja e podemos trabalhar aqui a serviço da Igreja. Fiquei surpresa que estejam muito feliz com a nomeação e seja de uma leiga. São sinais de renovação ".
O trabalho da Chancelaria
A Chancelaria é um departamento oficial da Cúria arquidiocesana cujas principais funções são:
Organizar e salvaguardar todos os documentos e atas concernentes à arquidiocese, paróquias e entidades canônicas.
Possuir um arquivo próprio, no qual se guardam pastas com documentos e escritos particulares de cada paróquia, sacerdote e departamento.
Elaborar e editar as atas e documentos relativos a decretos, disposições, obrigações e outros assuntos, dando assim a fé pública sobre o que é expresso ou autenticado, para que tenham efeitos legais.
Estabelecer por escrito nos livros oficiais da Cúria arquidiocesana todos os documentos emitidos pela mesma Chancelaria ou provenientes de outras instituições oficiais.
Autenticação de documentos: Quando um documento é emitido em uma paróquia da arquidiocese (fé batismal, fé de confirmação, registro de casamento), para ser válido em outras dioceses, autentifica-se na Chancelaria.
O chanceler é chamado a velar pelo Arquivo Diocesano, que inclui o Arquivo Atual, o Arquivo Temporário e o Arquivo Histórico, de acordo com as normas do CIC (em português Código de Direito Canônico) e da Santa Sé.
Periodista Digital - Tradução: Gilmar Pereira
Nenhum comentário:
Postar um comentário