sábado, 13 de abril de 2019

Cacá Diegues toma posse como imortal da Academia Brasileira de Letras

Diretor de filmes como 'Xica da Silva' passa a ocupar Cadeira 7, que foi de seu amigo Nelson Pereira dos Santos. 'Grande noite para o cinema brasileiro', disse após cerimônia.
Por G1

13/04/2019 11h07  Atualizado há 16 minutos
Resultado de imagem para Cacá Diegues toma posse como imortal da Academia Brasileira de Letras
Cineasta Cacá Diegues é o novo imortal da Academia Brasileira de Letras

O cineasta Cacá Diegues, diretor de "Xica da Silva", "Bye Bye Brasil" e "Orfeu", entre outros filmes, tomou posse nesta sexta-feira (12) na Academia Brasileira de Letras. No primeiro discurso como imortal, mencionou a influência da literatura no cinema.

Ele passou a ocupar a Cadeira 7 da instituição, substituindo o também diretor Nelson Pereira dos Santos, que morreu em abril. Os dois eram amigos e, juntos, fizeram parte do movimento conhecido como Cinema Novo.

"A escolha da Academia pelo meu nome é também uma homenagem a Nelson, ao cinema brasileiro, a tudo que nós fizemos juntos e separados. É uma grande noite para o cinema brasileiro", disse, após a cerimônia, em entrevista à TV Globo.

O cineasta foi eleito em agosto do ano passado. Ele concorreu com 11 candidatos e recebeu 22 votos dos 24 acadêmicos presentes, 11 por cartas. Três não votaram por motivo de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário