quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Personagens imaginários marcam a exposição Nado Raso

Binho Barreto expõe seu olhar sobre as relações humanas na galeria BDMG Cultural


Binho Barreto é ilustrador da Folha de S. Paulo
Por Luiza Serrano
A exposição Nado Raso, de Binho Barreto, apresentará, na Galeria de Arte do BDMG Cultural, de 7 de novembro a 1º de dezembro, desenhos e fotos que revelam a visão do artista sobre a temporalidade e os relacionamentos humanos. As obras são resultado de pesquisas em desenhos, que têm como característica traços de grafite, acrílica e nanquim. A exposição ficará aberta diariamente, de 10 às 18 horas. O acesso é gratuito.

Selecionado pelo programa de artes plásticas do BDMG Cultural, Mostras BDMG, o trabalho de Binho Barreto tem como ponto de partida investigações subjetivas e observações pessoais, que utilizam personagens imaginários para justificar o título da exposição, Nado Raso, um olhar que revela a temporalidade. 

A exposição será composta por cerca de 20 desenhos e fotos de graffitis feitos nas ruas, além de imagens sobre os processos de execução dos trabalhos em estúdio. As fotos que integrarão a exposição mostram o espaço público como extensão dos trabalhos em grafite, acrílica e nanquim. Esse material é um registro do processo de criação que, na opinião de Binho Barreto, desmistifica a ideia de “trabalho pronto”.

Desenhos e grafites

As séries produzidas por Binho utilizam diferentes técnicas. O grafite sobre papel, mais trabalhoso, desliza sobre a superfície do papel e sugere contornos rudes e delicados. Nos trabalhos em acrílica, o artista busca a leveza e o equilíbrio cromático, capaz de relativizar a aparência rude dos traços. Nesta sequência, os personagens são, em sua maioria, mulheres, que representam a delicadeza, a força e a sensibilidade por meio de suas feições. 

Binho Barreto realiza produções ligadas ao desenho, graffiti, instalações e projetos transdisciplinares. Professor e pesquisador de áreas que envolvem artes e tecnologias digitais, Binho, desde 2008, ilustra, semanalmente, para o jornal Folha de São Paulo, no caderno Ilustrada. Graduado em artes plásticas pela Escola Guignard, da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), o artista já participou de exposições no Brasil, Noruega, França e Estados Unidos. Em Nova York, estudou a anatomia humana para desenho, na ArtStudentsLeague. Atualmente, Binho Barreto faz mestrado em arquitetura e urbanismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

SERVIÇO

A Galeria de Arte do BDMG Cultural apresenta,Nado Raso – Binho Barreto

Abertura: 6 de novembro, de 19 às 22 horas 

Visitas à exposição: 7 de novembro a 1º de dezembro, diariamente, de 10 às 18 horas

Galeria de Arte do BDMG Cultural (Rua Bernardo Guimarães 1600 , Lourdes – BH / MG)

Acesso gratuito

Mais informações pelos telefones (31) 3219-8691 / 8486 e site, www.bdmgcultural.mg.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário